terça-feira, 7 de julho de 2009

Vem aí um mega evento

 I SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO

De 22 a 26 de Setembro de 2009 
Crato, Juazeiro e Barbalha 
Ceará - Brasil.

O Cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha; irá receber no mês de setembro de 2009, o I Seminário Cariri Cangaço. Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas, estarão no triângulo do Crajubar, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a história de nossa gente.

O encontro se realizará nas três principais cidades do Cariri cearense, com palestras, discussões, estudo do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri e no estado no Ceará, se configurando como uma das maiores mesas de debates itinerante do país sobre o fenômeno Cangaço.

O evento, capitaneado pela SBEC e os três principais municípios do Cariri está sendo construído por equipes de trabalho, formadas pelas três prefeituras e em conjunto com a Universidade Regional do Cariri – URCA, Instituto Cultural do Cariri – ICC, grupo técnico da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC e do Instituto Cultural Lusófono - ICL; trabalham firme na realização do maior evento do gênero, já realizado no país, e contam com o apoio do ICVC – Instituto Cultural do Vale do Cariri e do Instituto Pró-Memória.

Duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte e uma noite em Barbalha marcarão as discussões; durante o dia a organização do evento programa visitas técnicas a vários sítios históricos do cangaço na região: a exemplo da fazenda Serra do Mato, Fazenda Piçarra, a Fonte da Pendência, a Fazenda Guaribas, além de todos os locais, palcos da famosa e polemica visita de Virgulino Ferreira, o Lampião; a Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Jati, Porteiras e Missão Velha.

Teremos ainda uma intensa agenda de visitas aos principais pontos turísticos do Cariri, como o Memorial de Patativa do Assaré, o Memorial do Homem Cariri – Casa Grande em Nova Olinda; o Memorial, o Horto e a casa de Padre Cícero; o Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto do Beato Zé Lourenço, além de visitas ao Centro de Artesanato Mestre Noza, à Lira Nordestina, ao Museu de Fósseis de Santana e à Oficina de Expedito Celeiro, um dos maiores artesãos em couro de todo o Nordeste.

Será realizado o maior concurso de redação da região, inédito por reunir alunos dos três municípios, sob o tema: Lampião no Ceará – Verdades e Mentiras; os vencedores além de terem suas redações apresentadas durante o evento terão as mesmas, incluídas na publicação de um livro contendo os anais do evento.Durante o Cariri Cangaço estão programadas oficinas de Cordel, Xilogravura, Xaxado e ainda oficina de criação e produção de curta-metragem.

A Universidade Regional do Cariri – URCA através do IMAGO, promoverá uma grande mostra de documentários, curtas e longas-metragens sobre o tema cangaço, além de coordenar o recebimento e análise de trabalhos acadêmicos que estarão sendo propostos para um grande painel sobre o assunto; e o Instituto Cultural do Cariri – ICC promoverá uma grande exposição de livros e revistas, como também uma exposição do acervo do grande escritor, radicado em Crato, Hilário Lucetti, já o Instituo Cultural Lusófono promoverá uma exposição sobre a manifestação cultural portuguesa dos "Caretos", berço dos conhecidos "Caretas" nordestinos, além de um Tributo a Zé do Telhado (famoso bandoleiro português).

O evento terá também a LATADA DE LIVROS, espaço para lançamentos, exposição e comercialização de obras relacionadas à temática.

Já são presenças confirmadas no I Seminário Cariri Cangaço: Pesquisador e Escritor Antônio Amaury Correa de Araújo, Professor Lemuel Rodrigues Silva, Escritor Alcino Costa, Dr. Honório de Medeiros, Poeta Kydelmir Dantas, Escritor Paulo Gastão, Escritor e Poeta José Peixoto Junior, Escritor Ângelo Osmiro, Documentarista Aderbal Nogueira, Dr. Carlos Elydio Araujo, Escritor Iaperi Araújo, Dr. Napoleão Tavares Neves, Dr. Magérbio de Lucena, Dr. Leandro Cardoso Fernandes, Historiador Daniel Walker, Escritor João de Sousa Lima, Escritor Antônio Vilela, Dr. Assis Timóteo, Comendador Francisco Mariano, Escritor Anildomá Willians, Professor Francisco Pereira, Escritora Vilma Maciel, Cineasta Wolney Oliveira, Dr. Carlos Eduardo Gomes, Professor Jairo Luis, Escritora Célia Magalhães, Rubervânio Lima, Historiador Armando Rafael, Dr. Ivanildo Silveira, Escritor e Poeta Paulo Moura, Cineastra Wilton Dedê, Pesquisadores Manuel e Assis Nascimento, Escritor Cicinato Ferreira Neto, Dra. Francisca Gomes, Historiadora Diana Lopes, Cineasta Jackson Bantim, Dr. Múcio Procópio, Dr. Inácio de Loyola, Pesquisador Francisco da Chagas Nascimento, Professor José Carlos Cacau; dentre outros.

Ainda no ano de 2009, no mês de Dezembro o CARIRI CANGAÇO estará promovendo o lançamento do DVD CARIRI CANGAÇO, documentário produzido pela Laser Vídeo, contendo o desenvolvimento de todo o evento, com as palestras, depoimentos, visitas técnicas e as apresentações artístico-culturais, como também apresentando os municípios parceiros, teremos também o lançamento do Livro CARIRI CANGAÇO, contendo os anais do evento. O CARIRI CANGAÇO também contará com o vital apoio do SEBRAE, SESC E BNB CULTURAL.

Curadoria e Coordenação Geral:
Manoel Severo Gurgel Barbosa
(85) 3224 - 1647 / 8837-1965
Rua José Vilar, 1187 Bloco "C" Ap 901
Meireles
Fortaleza / CE
Cep. 60125.000
manoelsevero@bol.com.b

*A imagem no topo é o convite nos enviado pelo amigo Manoel Severo para o lançamento oficial do evento.

2 comentários:

Rubervânio Rubinho Lima disse...

Cadê o pôbi do Rubervânio, homi???/
Anuncia eu tombéi, cabôcu....

Abração, Amigo

Kiko Monteiro disse...

Opa confrade nós notamos a falta do seu nome nesta relação, mas ao mesmo tempo em que recebemos seu comantário Severo nos enviou email com a programação definitiva e vosso nome devidamente citado.

Abraçando!