sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Opiniões 2


Eu AMO e eu ODEIO esses monstros!


Ripei da comunidade Discussão Técnica um post da nossa internacional Andréa (Foto) que nos surpreende à cada dia com brilhantes definições. Tais palavras não poderiam ficar de fora da série OPINIÃO ou neste caso "FORMADORES DE OPINIÃO" que é bem mais adequado!

O comentário é à respeito da excelente postagem de Messier Ivanildo, que transcreveu a entrevista realizada por nosso conterrâneo o jornalista Joel Silveira no ano de 1944, com os cangaceiros (Volta Seca; Angelo Roque, Saracura, Cacheado, Deus-Te-Guie e Caracol ), quando todos eles se encontravam presos, na Penitenciaria de Salvador/BA, cumprindo pena. Visitem a comunidade e confiram o material.

"Fantástica a entrevista! Parabéns pelo "achado" caríssimo Ivanildo. Sabe quando se assiste a um filme ou ler um livro no qual o mocinho é um sujeito apático e logo o vilão rouba-lhe a cena e nos tornamos fãs do bandido? É assim que as vezes me sinto. As vezes viajo nas aventuras do CANGAÇO e penso que é uma ficção. Meu Deus! Por mais fantástico que pareça ser esse fenômeno, ele é real, ele existiu.Quantos mortos, quantos feridos, quantas lágrimas, quanto sangue meus "heróis bandidos" expandiram?
Eu AMO e eu ODEIO esses monstros!!! Adoraria ter feito essa entrevista. Adoraria ter conversado com esses homens. Que "santinhos" são eles! Sempre a mesma história: bandidos sim! Mas a causa é justa e, a causa é nobre - vingança pessoal.Certamente, se a entrevista ocorresse em outra ocasião (homens em liberdade) o desfecho da conversa seria outro. Naquelas condições não se poderia "rasgar o verbo". Insistiam a todo momento em uma anistia, falaram o que era conveniente. Entretanto, os relatos foram riquíssimos.
Gosto de saber o que disseram esses homens. Gosto de saber o que fizeram esses homens e, gosto mais ainda, da história desses homens.¨É década de 40... Um ataque realizado pelo Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Os estadunidenses explodem bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. Hitler comete suicídio com um tiro na cabeça e Mussolini é fuzilado... 1944 "eles" os cangaceiros só queriam liberdade.
Que simples parece ser!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bonita...muito bonita mesmo...a sua tese.