domingo, 14 de maio de 2023

Cabra de Labareda

Alvará de Soltura do Cangaceiro "Deus Te Guie"

Achado de Moisés Reis

Domingos Gregório dos Santos, o cangaceiro "Deus te Guie", foi um dos bandoleiros entregues em 1940 em Paripiranga, com o grupo de Ângelo Roque.

 


Juntamente com o chefe e outros companheiros como Saracura, Cacheado e outros, foram encaminhados para Salvador, julgados e condenados a diferentes penas pelos crimes cometidos durante os anos de cangaço.

 Euclides Custódio, vulgo Cacheado, detido na casa de detenção de Salvador no ano de 1944. Apesar de pouco falado, era extremamente perigoso, após a morte do cangaceiro Gato, Cacheado passou a executar para Lampião algumas das missões mais cruéis designadas pelo rei do cangaço.

Créditos Helton Araújo
 

De acordo com o processo ao qual tive acesso, contava, quando foi preso, com 22 anos de idade, era filho de João Gregório dos santos e Francisca Maria de Jesus.

Deus te Guie foi recebido na penitenciária do Estado da Bahia a 15 de fevereiro de 1943 e registrado como prisioneiro de número 1523, sentenciado inicialmente a 10 anos e doze meses de prisão por participar do assassinato de Olegário Bispo da Conceição, Antônio Elias e Nonato Firmino, crime ocorrido em 8 de junho de 1939 pelo grupo de Ângelo Roque em Bebedouro. Por esse triplo homicídio, inclusive, Labareda pegaria 30 anos de prisão, conforme processo ao qual também tive acesso no arquivo público da Bahia.

Ainda de acordo com o documento abaixo, Deus te Guie teria amargado longos 12 anos e dez meses de prisão celular, isto é, regime fechado, na capital baiana.

O alvará de soltura do ex-cangaceiro é datado de 12 de outubro de 1953. Foi essa a data exata que o ex-integrante do temível grupo de Labareda ganhou a liberdade após pagar a sua dívida com a sociedade.  


Alvará de Soltura de Deus te Guie - Arquivo Público da Bahia.

 
 Pescado no Blog do autor
 
CONHEÇA O NOVO LIVRO:

Nenhum comentário: