sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O Massacre de Queimadas

Memórias da PM da Bahia

Em 22 de dezembro de 1929 o bando de Lampião esteve no município de Queimadas, saqueando a cidade que contava com oito policiais militares em sua guarnição. Este documentário conta o desfecho sangrento dessa investida criminosa do cangaceiro.

O curta-metragem a seguir é o segundo da série Memórias da PM, desenvolvida pelo Departamento  de Comunicação Social (DCS) da instituição. Com relatos do coronel Amâncio Souza Neto, morador de Queimadas, e do capitão e historiador da PM-BA, Raimundo Marins.



PRODUÇÃO:

Cap PM Bandarra
Cap PM Danillo Ferreira
St PM Luciano Macêdo

ROTEIRO

Cap PM Raimundo Marins
Cap PM Danillo Ferreira

PESQUISA


Cel PM Souza Neto
Cap PM Raimundo Marins

DIREÇÃO E EDIÇÃO

Cap PM Danillo Ferreira

IMAGENS

ST PM Luciano Macêdo
SD PM Orlando Junior
Daniel Pujol
Jonatan Costa

ASSISTENTES

SD PM Orlando Junior
SD PM Igor Freitas

AGRADECIMENTOS

Moacir Mancha e ao povo de Queimadas

REALIZAÇÃO

Polícia Militar da Bahia

3 comentários:

Danilo Batista Martins - João Pessoa - PB disse...

Documento excepcional sobre esse marco histórico da estada de Lampião na Bahia. Achei muito justa a homenagem ao soldado Aristides Gomes de Souza, fato esse não descrito nos livros que li versando sobre o episódio.

Anônimo disse...

Sim Danilo. A questão é que a homenagem é muito pequeninha. Se fosse nomear um Batalhão ou pelo menos a Companhia, tudo bem, mas Aristides Gomes de Souza foi nome apenas de um dos diversos batalhões que podem existir dentro de uma Companhia. Se a hierarquia da polícia fosse uma escola, não seria nome da escola, nem de uma fase da educação, nem de um grupo de turmas. Seria tipo nomear o 6º ano A ou B, ou C.

Unknown disse...

Muito interessante...