terça-feira, 5 de julho de 2016

PROTEÇÃO E OSTENTAÇÃO


Os punhais do cangaço
Conferência do colecionador e especialista Dênis Artur Carvalho, feita especialmente para o Cariri Cangaço Floresta 2016.


Os punhais nordestinos, juntamente ao chapéu de aba “quebrada”, sem sombra de dúvidas são os principais símbolos iconográficos do cangaço. Não podemos, contudo, falar das facas nordestinas sem que antes façamos uma explanação sobre os diferentes tipos de lâminas que foram fabricadas no Brasil.


 

De uma forma genérica, podemos afirmar que a cutelaria brasileira divide-se em cinco linhas de produção.

A primeira delas é a chamada “faca sorocabana”. Era a faca usada pelos bandeirantes paulista e pelos tropeiros que transitavam entre as regiões sul e sudeste

 "A Sorocabana"

Um outro tipo de fabricação foi desenvolvida na região das Minas Gerais; a chamada “faca mineira”, com uma lâmina triangular, bastante semelhante às peças produzidas na cidade espanhola de Albacete.

 "Mineiras"

A “franqueira”, também desenvolvida na região centro oeste, era uma faca claramente voltada à defesa pessoal. Tinha quase sempre uma lâmina esguia e excelente trabalho de prataria no cabo.

 A “franqueira”

Na região sul do país, devido á forte influência castelhana desde os primórdios da colonização e ao isolamento das demais capitanias, respeitando o tratado de Tordesilhas, que determinava ser aquela área possessão espanhola, temos um outro tipo de manufatura, a chamada “faca gaúcha” ou “faca dos pampas”, com design bastante fiel às suas ancestrais mediterrâneas.

"As Gaúchas"

Por fim, chegamos à ferrageria do nordeste; as ”facas nordestinas”, ou “facas do cangaço”; tema central da nossa conferência.


Esse tipo surgiu na extinta cidade de Pasmado, no litoral de Pernambuco, por volta do século XVIII, claramente inspirada nas antigas facas mediterrâneas e empunhadura que remete às antigas adagas árabes, introduzidas na Península Ibérica durante a invasão muçulmana.

 Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem do Pasmado

 
"Faca de Pasmado"

O cronista português Henry Koster narra que mesmo à certa distância de Pasmado, já era possível ouvir o intenso e marcante som do martelar na bigorna, tamanho era o número de ferreiros que ali existia.

Mas foi no sertão do Pajeú que o uso e fabricação desses instrumentos tomaram maior proporção. Talvez devido à cultura do sertanejo, voltada à valentia, aos paradoxos morais que faziam da vingança um legítimo direito do ofendido, abraçando a “teoria do escudo ético” proposta pelo eminente autor Frederico Pernambucano de Melo.

Era quase que um núcleo de produção voltada à fabricação e Lâminas, concentrado nas imediações da Serra da Baixa Verde, abrangendo cidades de Pernambuco, Paraíba e Ceará, comparável a região de Solingen na Alemanha, uma das primeiras concentrações ferrageiras da história.

Contudo, apesar da proximidade dos centros produtores, as facas guardam variações e peculiaridades próprias. No sertão, a faca geralmente era nomeada e acordo com a cidade onde fora produzida.

A “Pajeuzeira” era a faca produzida em Pajeú das Flores, hoje a cidade de Flores. Tinha lâmina larga, geralmente lisa, bastante primitiva.

 A “Pajeuzeira”

A Santa Luzia era feita na cidade de mesmo nome, no estado da Paraíba, com lâmina geralmente afilada nos dois dorsos, pelo qual também era chamada “lambedeira”.

 A "lambedeira"

A baixa Verde provinha de Triunfo, cidade que outrora chamou-se Baixa verde. Tinham lâminas estreitas, encavadas e dotadas de maior requinte.

 "Baixa Verde"

Um outro tipo de faca que cabe fazer menção é a “Parnaíba” ou “faca de arrasto”. Trata-se de uma variante da faca nordestina, mas com lâmina exageradamente longa; tão longa que levava um certo tempo para ser sacada ou “arrastada” a bainha, daí a sua designação: “faca de arrasto”. Uma outra versão para o nome é de que as facas eram tão longas que chegavam a arrastar a ponta no chão.

 Faca "Parnaíba"

Da macrorregião da Baixa Verde, migraram artífices para diversas localidades do nordeste.

Na região do Cariri, mais especificamente na cidade de Jardim, uma família de ferreiros que fizeram escola na região de Baixa Verde ficaram muito afamados. Era a “faca jardineira”, que despertou a paixão até mesmo de Lampião no ano de 1926.

 Faca "Jardineira"

Uma outra família conhecida por “Caroca” saiu de Santa Luzia para firmar tenda na cidade de Campina Grande na Paraíba. Lá, atingiram tamanha fama que suas facas e punhais eram encomendados para presentear políticos e pessoas de prestígio.


Homens do coronel José Pereira, revolução de princesa usando facas “carocas” produzidas ainda na região de Santa Luzia

O auge da produção dos Carocas foi em meados da década de 40, onde até mesmo os americanos instalados na base aérea de Parnamirim dirigiam-se à Campina grande para adquirir a tão cobiçada “faca caroca”.

 
Caroca "Bowie" feita por encomenda para algum militar americano instalado na base de Parnamirim, RN, ao estilo das facas norte-americanas.

As Lâminas do Cangaço


Os punhais, facas e facões estavam entre as mais caras possessões dos cangaceiros e este apreço por lâminas existia tanto por questões culturais da região Nordeste da época, onde a honra masculina determinava que as questões entre homens deveriam ser resolvidas na ponta e no corte de uma lâmina.

Eram sempre carregados de forma ostensiva, transversalmente ao abdome, que lhes servia de perfeita moldura, sustentados pelo cinturão de balas.


 Corisco ostentando punhal com cabo em marfim.

A vaidade de cada um se manifestava de diversas maneiras: pelo material com que era produzida sua lâmina, a composição de sua empunhadura e sua bainha, o cuteleiro que o confeccionou, seu comprimento e a habilidade que cada um possuía ao manejá-lo.

O material para as lâminas era quase sempre importado: espadas quebradas, ferramentas agrícolas e especialmente pedaços de trilhos de ferrovias. A forja e montagem desses punhais eram feitas em locais denominados tendas, que nada mais eram que rústicas cutelarias bastante disseminadas pelo Nordeste, em especial nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, onde a movimentação de cangaceiros era intensa.

A estética e características gerais de forma, tipo de cabo, comprimento de lâmina e material e modelo da bainha era função da criatividade do cuteleiro e dos recursos de quem encomendava o produto. De maneira geral, o punhal tinha forma bastante esguia, longa e fina.
As bainhas também eram caprichosamente elaboradas, quase sempre por terceiros, podendo ser de couro ou metal.

Quando metálicas, por vezes eram forradas de couro ou veludo e podiam possuir uma ou duas articulações, ao logo de seu comprimento, como delicadas dobradiças, de forma a facilitar o andar e o montar de quem as usasse.

O fato de Lampião e alguns outros integrantes de seu bando terem sido fotografados quase sempre portando punhais cujas lâminas tinham mais de 60 cm de comprimento, não significa que o uso de versões extremamente longas fosse uma constante absoluta por parte de todos os cangaceiros.

Outras fotos de seu bando e também de integrantes das volantes (principalmente a de nazarenos) mostram que o tipo de punhal mais habitualmente portado tinha lâmina entre 30 e 40 cm de comprimento.


O punhal de Maria Bonita, manufatura de José Pereira de Jardim, em ouro e marfim.


Pela cuidadosa análise de antigas fotos do bando de Lampião, é possível observar que – de maneira comprovada– somente outros dois líderes de seu grupo portavam habitualmente  punhais extremamente longos, os cangaceiros Juriti e Corisco.

 Corisco

É também especialmente digno de nota o fato de que numa das fotos em que figuram "Juriti"...

 O longo punhal parece ser idêntico àquele portado pelo primeiro numa outra imagem.

O cangaceiro Zé Baiano, provavelmente, demonstra ser a única exceção a essa regra. Seu punhal, de dimensões exageradas, superava em tamanho até mesmo aquele portado pelo seu chefe. 


Estas constatações levam à hipótese provável de que os punhais de lâminas extra longas também servissem como uma espécie de símbolo de “status” e de liderança dentro dos bandos, não sendo, entretanto os de maior uso, pois – do estrito ponto de vista da praticidade - portar uma lâmina co
m mais de 60 cm de comprimento não devia ser algo confortável nas andanças pela caatinga.

Contudo, parece não ter havido uma relação direta entre o tipo de punhal e faca utilizados e a hierarquia interna do grupo.  Tudo era exatamente uma questão de gosto, vaidade e dinheiro.

Embora nem fosse de uso mais frequente, os punhais longos exerciam especial fascínio entre os cangaceiros, sendo curioso reproduzir aqui parte do “Inventário dos objetos apreendidos, pertencentes ao famigerado “Lampeão””, produzido pelo Regimento Policial Militar de Maceió, em 26 de novembro de 1938:

FACA: de folha de aço, com 67 cm de dimensão, com cabo e terço de níquel, adornado o cabo com três anéis de ouro, notando-se na lâmina, uma mossa produzida naturalmente por bala; bainha toda de níquel, com forro interno de couro, notando-se também na parte interna superior o estrago produzido por bala.

Sabe-se pela literatura a respeito do tema que aos 67 cm de lâmina são acrescidos 15 cm de cabo, perfazendo um comprimento total de 82 cm.

O tamanho exagerado dos punhais do grupo não tinham nenhuma utilidade prática, exceto manifestar poder e vaidade. Muito embora este relato se refira aos despojos particulares de Lampião, outros membros do bando também possuíam punhais igualmente longos, o que é visível na famosa “foto das cabeças” e que viria reforçar a tese da inexistência de vínculo entre o comprimento dos punhais e a posição hierárquica do indivíduo no grupo.


Os famosos punhais de lâmina longa não eram uma prerrogativa conferida apenas aos bandos de cangaceiros. Há inúmeros registros de tropas volantes portando peças dotadas de lâminas extraordinariamente compridas.

Volante baiana portando punhais longos. Foto de Benjamim Abraão (1936).

 Temos também registros de Manoel de Souza Neto, o “Mané Neto”...

 ... E até mesmo do Major Teóphanes Ferraz, portando longos punhais.

O Ritual de Sangria

Como sabemos, a maior parte das execuções sumárias feitas pelos cangaceiros se dava através da chamada “sangria”, a qual era a técnica de desferir um único golpe de punhal longo na clavícula esquerda (na região popularmente conhecida por “saboneteira”), que atingia coração e pulmão e causava morte lenta e agonizante.

O escritor Frederico Pernambucano em demonstração de sangria

Vale ressaltar que muito provavelmente existia um aspecto psicológico, mórbido e doentio quando se considera o significado que o sangramento tinha, e tem, para o homem rústico do sertão nordestino.

Ao usar sua arma esteticamente mais expressiva para esse fim, o indivíduo manifestava, a um só tempo, sua vaidade em relação ao punhal, e também um importante poder sobre a vítima, não apenas porque esta sempre se encontrava subjugada pelo grupo, mas também porque sangrar era, e é, ato de extrema ofensa para quem o sofria, extensiva a toda a família da vítima. Ou seja, para o sertanejo, o drama não estava em morrer, mas sim em ser sangrado. Ofensa inadmissível, sangrar era para porco, cabrito, boi – não para o homem.


OS Punhais de Lampião

Imagem retirada do filme de Benjamim Abraão, onde Lampião, segundo especialistas em leitura labial, em referência à seu punhal, diz: "Esse é pra furar todo mundo. Muitas pessoas. Fura até o chifrudo!".

É fato bem conhecido entre os estudiosos do cangaço que os integrantes do bando de Lampião (e o próprio) tinham especial predileção por lâminas produzidas pela família Pereira, da cidade de Jardim, no Ceará, que chegou a ficar conhecida, pelo menos regionalmente, como “os cuteleiros de Lampião”.

Estes punhais eram feitos pelo ferreiro José Pereira, (Foto abaixo) que residia na cidade de Jardim, ponto de passagem de viajantes de Pernambuco para o Cariri.

(Acervo do autor)

Foi ali, na localidade chamada de Barra do Jardim, que Lampião se arranchou com seus cangaceiros para comprar e encomendar os punhais feitos por Zé Pereira.

De lá, Virgulino Ferreira, com cerca de 50 cangaceiros, seguiram para Juazeiro, de onde saiu com a patente de Capitão. De volta a Pernambuco, passaram por Jardim, onde receberam os punhais encomendados.”

De fato, a mais icônica e pomposa fotografia de Lampião, tirada em Juazeiro, mostra ele portando um punhal com cabo prateado, com características de Baixa Verde.

Logo mais, podemos ver o facínora em fotografia tirada quando do retorno do bando, ainda dentro do estado do Ceará, ao lado do seu irmão Antônio Ferreira, portando uma faca longa e com o cabo de embuá, bastante característica da ferrageria de Jardim

https://tokdehistoria.files.wordpress.com/2014/09/antonio-e-lampic3a3o.jpg



As criações atribuídas a José Pereira são de boa qualidade e embora não tenham acabamento superlativo, grande parte delas apresenta empunhaduras do clássico tipo “embuá”, por assemelhar-se ao inseto também conhecido como piolho de cobra.


 

 

Entretanto, segundo o escritor e pesquisador do cangaço Frederico Pernambucano de Melo, a tenda que atingiu o “mais alto prodígio”, provendo o bando de Lampião por toda década de 30, inclusive na fase final do cangaço, foi a de João Jorge, em Itaíba-PE.

A lâmina, de aço fino, de espada da velha Guarda Nacional, mede exatamente 67 cm, segundo relatório do Regimento Policial Militar de Maceió.

 

No total, a peça contava com 82 cm de comprimento.

A bainha é de metal, articulada, forrada internamente com couro. A articulação seria, em tese, muito importante para o tamanho da peça, dando a esta uma maior flexibilidade e impedindo maiores danos à própria bainha. Possui desenhos requintados, feitos com buril, em toda sua extensão, revelando uma verdadeira jóia da cutelaria nordestina.

O cabo, medindo 15 centímetros, é adornado com três anéis de ouro: um no pomo, um no centro e outro na guarda. 



Dênis Carvalho e parte de sua coleção.
Com a morte de Lampião em 1938 e o consequente fim do cangaço, os punhais de lâminas muito longas foram perdendo sua aura de arma famosa e a demanda diminuiu muito. Especialistas acreditam que já na década de 1950 sua produção normal teria sido interrompida pela maioria dos artesãos.

E foi por meados da década de 60 que se iniciou a decadência da faca de ponta no nordeste. Sobreviveram algumas cutelarias, mas não mais fabricava, com o objetivo inicial (defesa/arma). Eram agora peças que visavam o turismo. Era a época do cinema brasileiro, filmes sobre o cangaço estava em destaque, eram compradas como lembrança do nordeste, “Souvenir”, peças para adorno. E com isso começou a cair a qualidade das peças.

A têmpera das peças fabricadas em Caruaru – PE e Juazeiro do Norte – CE eram péssimas, uma simples mudança de pressão era suficiente para entortar a lâmina. Os cabos também não tinham mais o requinte das antigas nordestinas. Era a moda do acrílico, do alumínio. Fatores que juntos foram responsáveis pela decadência e o quase esquecimento desse tipo.


Estão inteiramente liberadas para uso em publicações as postagens deste blog, devendo–se primeiramente realizar a formal gentileza de citá–lo como referência primária.

35 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do material,bem detalhado e bem explicado um grande enriquecimento para a cultura Nordestina e para futura gerações de historiadores.

Unknown disse...

Gostaria de entrar em contato com Denis Carvalho para saber mais sobre as facas e quem as produzia.

Meu bisavô José Barros Barbosa era um artesão em ouro e marfim em Pernambuco na epoca de 1920-1960. Eu tenho uma faca crachá, a mesmo que foi dada a Winston S. Churchill em 1949, em representação da Ordem dos Jagunços. Acredito que a peixeira em ouro e marfim que Assis Chateaubriand usou para condecorar Churchill foi fabricado por meu bisavô também.

Se quiser mando fotos. Meu email guerrinhaleo@gmail.com
Obrigado

Unknown disse...

Tenho um punhal destes, mais ate hoje não sabia que existiam outros iguais e nem de sua historia, vi que não existem um igual ao outro se alguém poder ide tificar o meu por fotos ficaria grato, contato fabiohmmello@gmail.com

Unknown disse...

Tenho um punhal destes era de meu bisavô ele era da Bahia. Se puder me indicar um avaliador
ricardosalandin@gmail.com

Unknown disse...

Tenho um punhal destes era de meu bisavô ele era da Bahia. Se puder me indicar um avaliador
ricardosalandin@gmail.com

Unknown disse...

Oi pessoal tenho um punhal deste era de meu bisavô se alguem poder me indicar um avaliador
ricardosalandin@gmail.com

S@bry@no disse...

Bom acervo

Unknown disse...

Tenho Dois Desses ai. Chama la que mando as fotos

Unknown disse...

quero compra um punhal antigo e longo igual o de lampião quem vende

Unknown disse...

Muito bom documentario

Unknown disse...

Vendo um punhal do cangaço

Erick Tamberg disse...

Sobre a "sangria", é interessante notar que, durante a Segunda Guerra Mundial, os Comandos Britânicos receberam treinamento específico para uso do punhal projetado pelos oficiais Fairbairn e Sykes, com lâmina de 6-7 polegadas. A função principal dessa arma era a eliminação silenciosa de sentinelas alemãs.

O manual escrito pelo então capitão Fairbairn (mencionado na obra "A Grande Arte", de Rubem Fonseca), ao recomendar como um dos métodos de ataque a perfuração da artéria subclávia (primeira a ser atingida na "sangria"), indica que a morte ocorreria em cerca de três segundos e meio.

Portanto, é controverso que a "sangria" produzisse uma morte lenta e agonizante.

Anônimo disse...

desejo compra um punhal antigo e igual o de lampião , se houver interessado entrar em contato com meu e-mail: klodo_138@hotmail.com.
Obs. por favor somente verdadeiro, tenho como aferir autenticidade de época e tipo de material, bem como caratristicas do punhal usado no cangaço de época, não percamos tempo. Muitissimo obrigado.

Deivid Oliveira disse...

Tenho um punhal deste estilo Parnaíba,se alguém puder me ajudar com avaliação por favor entrar em contato pelo email djuniorsgyn@gmail.com.

João Paulo disse...

Tenho interesse em comprar qualquer tipo de lâmina antiga.
31 988179060 .
Pode me procurar no whatsapp

A.Cella disse...

Tenho um punhal no estilo de jardineira .li muitas histórias falando que Paulo Pereira fazia forjava os punhais de lampião ... Assinava PP ... O meu e assinado pó CP não vi nem um na história com essa assinatura, alguém pode me falar algo a respeito???

Kiko Monteiro disse...

A. Cella fça a gentileza de fotografar essa sua peça com detalhe para a gravação das letras, e enviar as fotos para nosso e-mail para que eu encaminhe ao autor desta pesquisa e lhe retornar com uma resposta segura para vossa dúvida.

O email é lampiaoaceso@hotmail.com

Ou se preferir nosso zap (79) 99910-0171

Darkside disse...

Solicito autorização ao autor da matéria em dois ítens:
Primeiro - replicar o texto, em tempo oportuno, ressalvados os direitos autorais em citação (sic); e,...
Segundo - replicar as peças das imagens em material com intuito da coleção.
Em caso afirmativo contate pelo zap 27-9-9833-9337.

Unknown disse...

Sou cuteleiro e colecionador. Compro lâmina antiga da época do cangaço.

Unknown disse...

Boa noite, a respeito do punhal, ainda está disponível?

Unknown disse...

Matéria muito boa rica em detalhes parabéns

Anônimo disse...

Grande documentario.Temos um igual ao de Lampião.Meu pai nos deu de presente

Unknown disse...

Tenho um desses. Na lâmina dele está escrito caroca Campina Grande
O cabo provavelmente seja de marfim
Gostaria de saber o valor da peça?
Está muito bem cuidado

Anônimo disse...

Eu tenho um punhal muito antigo gostaria de saber se tem algum valor ????

Anônimo disse...

Tenho 2 punhais acho que ele tem mais de 50 anos meu pai ganhou quando era jovem na época do início do cangaco. Meu pai havia chegado há Pernambuco pois ele era Portugal.ele chegou a conhecer virgolino Ferreira da Silva .hoje meu pai se tivesse vivo estaria com mais de 100 anos. meu e-mail e marceloquintino1832@outlook.com.br tenho 2 punhais da época

Anônimo disse...

A faca Embua com C.P em latão na lâmina era do filho do José Pereira?

Roger Moran disse...

Boa tarde, excelente matéria, parabéns! Tenho um punhal, que herdei de meu pai, que já o possuía a mais de 50 anos, se eu mandar uma foto será que você consegue identificar que punhal é? Meu e-mail é rogerilha@hotmail.com. Muito obrigado 🙏🏻

Miriam Castilho disse...

boa noite . tenho uma faca inteira de metal, com bainha idem . o cabo no estilo "piolho de cobra " . a lâmina é bem fina. eu pensei que era um abridor de cartas... se alguém tiver conhecimento sobre a origem..meu whats 11953791310

Miriam Castilho disse...

tenho uma faca toda de metal com bainha idem, cabo tipo "piolho de cobra" lamina muito fina e reta. comigo já está a quase 40 anos..se alguém souber a origem .. Whatsapp 11953791310

Rodrigo Fonseca disse...

Gostaria que algum colecionador sério entrasse em contato para que eu pudesse conversar sobre um punhal que herdei de meu pai. Até hoje não vi nenhum com cabo parecido, feito em metal. Possui a bainha de couro. Não estou interessado em vendê-lo, mas em obter mais informações sobre o objeto. Obrigado rodrigoasfonseca gmail com

Anônimo disse...

Eu tenho um punhal desse caso alguém se interessar
Email fernandodeoliveiraramos@gmail.com

Anônimo disse...

A punhais mais antigos.conhecidos como pata de burro

Anônimo disse...

Olá tenho interesse e adquiri um punhal da época do cangaço. emanuellimat@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite. tenho um todo de metal com.bainha de metal tbm. igual aos da foto "mineiras" . tbm projétil inerte .35 do mirage
contato
miriamcastilho.sp@gmail.com

Unknown disse...

Tenho um punhal e não consigo ver nada semelhante na internet!
Comprei em um antiquário na cidade de Goiás, ela tem um cabo metálico que aparentemente apresenta uma figura feminina andina com uma flor na cabeça e bustos expostos. Na lâmina existem marcas em forma recortes que lembram um ramo de folhas.
Ela é muito bonita, mas não consigo encontrar referência de sua origem.

Quem poderia me ajudar sobre isto? Há especialistas em cutelaria antiga no Brasil?