quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nota de falecimento

Morre um dos últimos ex cangaceiros vivos

Lamentamos informar o falecimento do Sr. Manoel Dantas Loyola, o ex-cangaceiro "Candeeiro", que aos 97 anos era um dos últimos remanescentes do Grupo de Lampião.



Foto: NE10 UOL


Seu , como também era conhecido desde segunda-feira (15/07) estava internado na UTI do hospital Memorial Arcoverde na Capital do Sertão. Da época do cangaço, seu Né guardava muitas lembranças e não escondia a admiração pelo maior cangaceiro da história, a quem chama de "amigo".

Seu Né deixa esposa e seis filhos. O velório está acontecendo na residência do ex-cangaceiro, na vila Guanumbi, zona rural de Buíque. O sepultamento está marcado para as 16 horas desta quarta-feira no cemitério local.

Com informações de Angelo Osmiro Barreto
e do Caetés Lula Blogspot

3 comentários:

José Sabino Bassetti disse...

Olá pessoal.

Com a morte de Candeeiro,secou uma das últimas fontes de informação sobre o cangaço. Seu Né, como era chamado pelos mais íntimos, era incapaz de dar uma informação errada como tantos fizeram, quando não sabia algo respondia simplesmente: "Não tenho conhecimento". Sua casa era um porto seguro, pois ele e sua família recebiam a todos com muita satisfação. Candeeiro prestou importantes informações a diversos pesquisadores.

Agora com a missão já cumprida, que ele encontre o descanço eterno.

Adeus seu Né...

Abraço a todos.

Sabino Bassetti

Anônimo disse...

Concordo com o amigo Sabino. Se todos os homens e mulheres que participaram desta saga - seja de um lado ou de outro - tivessem contado os fatos por si vivenciados, com isenção e honestidade, não haveria, em nenhuma época, espaço para a criação de mitos, ocorrência de contradições e enxertos de mistérios.
Seria a História e somente ela - Sem maquiagem, sem exageros e sem o corrosivo 'realismo fantástico'.
Como disse Sabino, a fonte seca ainda mais com a morte de Manoel Dantas Loyola, o "Candeeiro". Que o seu Espírito possa encontrar a paz e a luz por todos perseguida.
Saudações
Sérgio Dantas.'.
NATAL

Anônimo disse...

CAROS COMPANHEIROS: O ex-cangaceiro CANDEEIRO, era um cidadão de palavras confiáveis. Os senhores podem observar até mesmo na maneira como ele se comportava quando concedia entrevistas. Perdemos, portanto, uma das melhores fontes de informações. Mas a vida é assim mesmo. O homem não veio a este Planeta para permanecer. Todos teremos que deixar esta Terra. Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba. e-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br