quinta-feira, 10 de setembro de 2009

URCA Apresenta Mostra de Vídeo dentro do Cariri Cangaço




A Universidade Regional do Cariri URCA, através do IMAGO, estará realizando dentro da Programação Oficial do Cariri Cangaço, Mostra de Vídeos Documentários sobre a temática.

A Mostra acontecerá na sexta-feira, dia 25 de setembro, das 16 as 19 h, na Sala de Vídeo do Campus do Pimenta, com a apresentação de vários Vídeos Documentários do Pesquisador e Diretor Aderbal Nogueira. A primeira exibição será o vídeo: "A Violência Oficializada no Tempo do Cangaço", contendo depoimentos autênticos de personalidade que viveram a época; a banalização da violência cometida por parte oficial; além de reflexões sobre a violência ocorrida nas décadas de 1920 e 30 no Nordeste brasileiro e seu paralelo nos dias de hoje.

A programação terá ainda a apresentação dos documentários: "O Julgamento de Lampião", "Mentiras e Mistérios de Angico", "Cangaceira Sila", "Fatos" e "Candeeiro". Teremos ainda uma produção da Fundação Joaquim Nabuco - "A Estética no Cangaço", documentário que conta com a participação do pesquisador Frederico Pernambucano de Melo. A Mostra é uma promoção do IMAGO-URCA, com o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.


O Cariri Cangaço, seminário realizado entre os dias 22 e 27 de setembro, é uma promoção da SBEC, realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Universidade Regional do Cariri-URCA, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, BNB Cultural, SESC , Sebrae, ICC, ICVC e Fundação Pró-Memória.

Maiores informações: www.cariricangaco.blogspot.com

Nenhum comentário: