quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Balanço do Cariri Cangaço

Minhas impressões 
Amigos, foi com muita satisfação e orgulho que passamos a última semana sob a hospitalidade dos que realizaram o 1º Cariri cangaço.

As Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha unidas proporcionaram o maior evento para discussão deste tema no nordeste. 


Minha alegria não ficou apenas em poder estar entre aquela gente distinta e especializada, mas em saber da audiência e atenção que muitos dos principais pesquisadores dispensam a este blog, só não é mais, pois ainda há quem resista à necessidade da internet na pesquisa. Como confessou nosso amigo Antonio Vilela “o cangaceiro evangélico”, autor do livro “O incrível mundo do cangaço” “- Kiko, curto o blog, mas não posso interagir, ainda sou um Analfacibernético” 

Na oportunidade recebemos nosso diploma de sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - das mãos do atual presidente Ângelo Osmiro Barreto. Este aguardado documento já se encontra devidamente emoldurado em um lugar de honra de nossa casa. Muito obrigado ao reverendo Ivanildo Silveira pela iniciativa e pelos que apoiaram nossa indicação. Ao ilustre presidente e aos demais amigos da SBEC não preciso nem dizer que agora “oficialmente” vocês têm um veículo de divulgação a vossa inteira disposição, foi uma honra conhecê-los. 


Os participantes, especialmente os mais de 70 convidados vip tiveram a oportunidade de conhecer ou rever locais de extrema importância para a história do cangaço, religiosidade e cultura nordestina. Na programação extra-oficial o dia era dedicado a visitações como: Horto do padre Cícero, Caldeirão de Santa Cruz do deserto, A casa grande de Nova Olinda, Os penitentes, a fazenda Padre Cícero e a Metalúrgica Linard em Missão Velha, fábrica que teve seu primeiro torno comprado graças a uma quantia doada pelo próprio Lampião ao seu proprietário. E destaco em particular o sítio piçarra no município de Porteiras onde foi baleado o cangaceiro Sabino Gomes pela volante de Mané Neto junto com Arlindo Rocha. 

Tivemos como guia o “Wilsinho” neto de Antonio da Piçarra. Ali, mais dois locais foram devidamente sinalizados com placas o terreno da sede da fazenda e o ponto exato onde os cangaceiros foram surpreendidos pela respectiva força.

Na primeira palestra em Juazeiro no memorial Padre Cícero o prefeito revelou a expectativa de esta cidade ser incluída entre as dez principais do turismo brasileiro, pelo que os amigos leram já lhes dá uma dimensão do potencial, isso sem citar: Assaré e o memorial do seu filho mais ilustre o poeta Patativa, Exu terra do Gonzagão que fica bem ali vizinho a precisos 60 km e que apesar de ser território pernambucano ainda é Cariri e a cidade de Aurora-CE, terra do Cel. Isaías Arruda, mas isso é expectativa renovada para o próximo evento.


Enfim, A riqueza cultural e histórica do Cariri cearense é realidade que muitos já sabiam. O evento ajudou a ampliar nosso conhecimento com mais clareza e objetividade, pois todos os logradouros foram explorados em todos os seus detalhes. Um especialista disponibilizado para cada um. Ah! O vale vislumbrou a todos nós... Que saudade. 

Não percam a próxima edição! Se este ano o trabalho não os permitiu, transfiram ou negociem suas férias para Agosto do ano que vem. 


Em meu nome e em nome das comunidades do Orkut : Cangaço, Discussão Técnica e Lampião Grande Rei do Sertão quero agradecer e mais uma vez parabenizar os que proporcionaram tamanha recepção, organização, programação... Enfim o resultado natural que foi sucesso absoluto deste primeiro Cariri Cangaço. 

Nossa singela homenagem ao casal de amigos Manoel Severo curador do evento e sua esposa Daniele Esmeraldo secretária de Cultura de Crato e os que fazem a SBEC.

Kiko Monteiro 

Nenhum comentário: