domingo, 26 de fevereiro de 2012

Guerreiros do Sol em sua 5ª Edição



Guerreiros do sol, em nova edição, é um estudo fiel e detalhado do cangaço no Nordeste brasileiro. O assunto é apresentado sob vários aspectos, entre eles o condicionamento socioeconômico gerado pelo ciclo do gado. O autor, Frederico Pernambucano de Mello, considerado um dos grandes especialistas no assunto, utilizou extensa documentação histórica para pesquisar o cangaço, além de coletar informações em jornais, depoimentos escritos e orais e na poesia sertaneja.

Neste livro, que conta com prefácio de Gilberto Freyre, são mostrados tipos humanos que encontramos hoje e que surgiram já nos primeiros dias da colonização - o valentão, urbano ou rural, o cabra de bagaceira, o jagunço, o cangaceiro. Mas o autor não descreve apenas na particularidade o reflexo da violência que há muito tempo se manifesta em nosso país; analisa também o que chama de "cangaço meio de vida", "cangaço vingança" e "cangaço refúgio".

Ariano Suassuna define assim a obra do autor: "Sem sombra de dúvida, a teoria do escudo ético de Frederico Pernambucano foi a única que, até o dia de hoje, me pareceu convincente: foi a única que explicou a mim próprio os sentimentos contraditórios de admiração e repulsa que sinto diante dos cangaceiros".


512 pág. Preço: R$ 60,00 (Sessenta Reais) com frete já incluso para qualquer canto do país. Adquira o seu agora com o professor Pereira através do E-mail franpelima@bol.com.br
Ou pelos tels. (83) 9911 8286 (TIM) - 8706 2819 (OI).


A propósito, o Professor Pereira acaba de atualizar o catálogo dos seus livros a venda, são mais de 300 títulos sobre Cangaço, Canudos, Padre Cícero, Coluna Prestes, entre outros. Solicitem pelo e-mail indicado acima.

3 comentários:

Aderbal disse...

Mais um brinde para quem pesquisa o Cangaço.
Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Caríssimo amigo Kiko Monteiro. O blog. Lampião Aceso presta um serviço extraordinário ao estudo, a pesquisa e a escrita da História e Cultura Nordestina.
Particularmente agradeço a força, o apoio que você sempre me dispensou na divulgação dos meus livros a venda.
Saou muito grato.
Saúde e paz
Prof. Pereira

Juliana Ischiara disse...

Não há dúvidas quanto a importância literária de “Guerreiros do Sol”, foi um divisor entre os livros até então memorialistas e o que seria dele em diante mais acadêmicos e ou construídos sob prisma de uma investigação histórica, sociológica, antropológica e por que não dizer, psicológica. Porém, não podemos e nem devemos desmerecer os que lhe antecederam, mesmo porque, o autor não partiu do zero, antes dele muitos já havia escrito, pesquisado e publicado, só que, antes se tinha uma visão ou a concepção apenas da necessidade de se registrar os relatos em forma de memória, sem se fazer questionamentos, sem confrontar depoimentos, informações.

O fato é que Frederico também usou estes trabalhos que antecederam seu livro, como fonte de pesquisa, quanto a isso não há dúvida... ora, até Michelangelo e Da Vinci fizeram seus rascunhos antes de suas grande obras... por tanto.
Bem, com isso que apenas dizer que Guerreiro do Sol é um excelente livro, mas não se pode tratá-la como se estivesse em pedestal, isolada, inatingível, distante das demais obras. Todos sabem que sou uma admiradora inconteste de Mestre Ariano Suassuna, mas vamos combinar... pelo o jeito ele não leu muito sobre cangaço, caso contrário não teria tanta certeza e sim muitas dúvidas...

Saudações cangaceiras

Juliana Ischiara