quarta-feira, 30 de julho de 2025

Lugares de memória

O Cajueiro e a casa de Adauto Felix

Por Manoel Belarmino

Eu, o prof. Orlando de Carvalho e Vera Ferreira (Neta de Lampião e Maria Bonita), estivemos no Povoado Cajueiro (Poço Redondo). Na oportunidade, conversamos com moradores e visitamos uma relíquia histórica que está ali testemunhando que Poço Redondo é mesmo um poço de história e cultura... 


Aos fundos da foto acima, a casa histórica que pertenceu ao coiteiro de Lampião, Adalto Felix. Aquela casa do coiteiro do Cangaço na comunidade ribeirinha do Cajueiro, nas margens do Rio São Francisco, em Poço Redondo, é uma relíquia da história do Cangaço em Sergipe e Poço Redondo.

O visitante que vai ao Cajueiro não só saboreia as delícias do peixe na mesa e do banho na praia d'água doce, mas pode  olhar um pouco a história do lugar e do seu povo e contemplar o que há de mais belo da paisagem do Sertão.


Além da Capela de Santa Ana, pintada de azul, misturando-se com a luz do Sol da tarde, ali na Rua da Frente, pertinho das águas do Velho Chico, está, mais para o centro do Povoado Cajueiro, a casa onde o coiteiro de Lampião Adauto Felix morou. A casa está ali resistindo ao tempo como uma velha testemunha da história do Cangaço e do povo ribeirinho do Sertão do São Francisco.

Nenhum comentário: