sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vale a pena ver de novo

Retrospectiva de lançamentos e relançamentos de 2011.


Janeiro


Abril 


 [Ficção, Espiritualismo]
 Maio




Junho

Documentário
  


Julho






  
Agosto


  
Setembro







Outubro



Novembro


Dezembro 





É isso! Obrigado aos autores e colaboradores que acreditam na nossa parceria. Que 2012 traga muitas outras novidades para nossas páginas e estantes. 

Que cada Estado nordestino, sulista, enfim, de qualquer parte do planeta possa instituir um grupo de pesquisa. À exemplo do GECC que acaba de nascer na terra da Iracema e inspirando os irmãos potiguares, paraibanos e outros que serão acolhidos pela SBEC e pelo Cariri Cangaço, (se nossa sugestão for acatada o coroné deverá butá mais água no feijão este ano).  Bem vindos à nossa"Grande Familia cangaceiróloga" uma confraria que se amplia diariamente tanto no mundo real quanto no virtual.

Desejando muita sorte, sucesso e saúde aos que nos incentivam através de suas visitas e comentários. Por falar nisso: Continuo rogando pelo bom senso e principalmente complacência aos "ilustres anônimos". Se apenas a depreciação lhes bastam... Atirem a vontade, estamos na trincheira.

Nossa política ainda prima pela amizade. Se houve indiferença foi pela manutenção da verdade e harmonia. Verdade no cangaço é algo tão intuitivo não é mesmo? Eu continuo discípulo de mestres de uma confraria que sabem como preservá-la, dinstingui-la, lapidá-la e apresentá-la sem ferir a honra e nem subestimar a inteligencia de ninguém.  

Que haja mais cuidado com a Ciência Lampiônica.

Feliz Ano novo! 
Abraço fraterno 
Kiko Monteiro 

Encerrando as atividades de 2011

Para compreender Lampião...

Por: José Lima Dias Júnior*


Por Fábio Eduardo
O caso da Grota do Angico em 1938, não pode ser desvalorizado ou ignorado. Nesse caso, as respostas para essa questão dependem de “pressupostos tácitos”. Embora seu conteúdo esteja sendo sempre aperfeiçoado. A História ou outras formas de conhecimento (Sociologia, Antropologia, Geografia, etc.) está claramente muito mais perto de novas descobertas do que as afirmações tendenciosas, exageradamente dogmáticas, que causam danos à ciência.

Quanto aos eventos históricos e o cuidado que o historiador (bem como, outros pesquisadores) deve ter, vejamos o que escreveu o filosofo romano Cícero (106 a.C. – 43 a.C.): A primeira lei é que o historiador jamais deve se atrever a registrar o que é falso; a segunda, que jamais deve se atrever a ocultar a verdade; a terceira, que não deve haver suspeitas de favoritismo ou preconceito na sua obra.

Mas, pelo que me é dado observar, permitir o suborno e a corrupção como meio de vida, já era na época do cangaço, um hábito comum. Lampião estava muito à frente do seu tempo. Opôs-se corajosamente à máquina estatal, quando fora perseguido pelas forças policiais de sete estados nordestinos. Porém, aliou-se aos “coronéis”, aos líderes políticos como forma de sobrevivência, daí seu lado estrategista. Como não era um revolucionário, tampouco foi motivado pelo desejo de perpetuar os interesses da classe social em que nasceu, bem como não fizera oposição à tirania.


Por Newton Rezende

No curso natural da história, vemos um conjunto de informações (artigos, teses, livros etc.) serem abatidas “pelas armas dos novos fatos”. Colocar a figura de Virgulino Ferreira da Silva associada ao “banditismo social” é algo grotescamente mal empregada, uma vez que não podemos explicar suas práticas criminosas invocando tal fenômeno, muito menos justificar seu lado sanguinário. Assim como, não deixa bem claro que possuía características muito menos cruéis.

Certamente podemos exercer algum arbítrio quanto aos diferentes tipos de práticas condenáveis e modus operandi do “rei do cangaço”, contudo não deve ser decisões tomadas de qualquer modo, isto é, presa as conjecturas e a subjetividade. Quanto a mim, não quero dizer às pessoas que elas devem pensar, nem impor meu pensamento. O que tento observar, é que não podemos nos submeter a uma visão limitada, ou seja, a um pensamento imaginário e fantasioso. Precisamos, sim, de uma explicação baseada no conhecimento, mas que na vontade. Mesmo, sabendo que não existe uma verdade absoluta.

Para quem conhece um pouco da história do cangaço (neste caso sou um principiante), não podemos começar a apoiar teorias e opiniões que são obviamente absurdas, quanto as que procuram explicar o cangaço, enquanto fenômeno social.



Por Rosina Becker Do Valle

Como nordestino Lampião se pautou na superstição, nas crendices, no misticismo. As hierarquias sociais, a ausência do Estado, a questão da honra entre outras parecem adequadas para explicar o ingresso de Lampião à vida errante. Ainda sim, parece muito justo quando encontramos alguns pesquisadores apontarem que Lampião era um indivíduo sem compaixão, impiedoso, “cangaceiro infame, matador do mal, lei do sertão”, etc. Foram as circunstâncias que levaram Virgulino a enveredar pelo caminho do crime. Dessa forma, Lampião se favoreceu de alguns aspectos (corrupção, relação amistosa entre coiteiros e policiais, etc.) a adaptação na luta pela existência.

De herói a vilão, Lampião está presente no imaginário popular. A hipótese do envenenamento, no fatídico 28 de julho de 1938, não aceita por alguns estudiosos do cangaço, não mostra que a evidência seja escassa e até nula.

Com raízes no século XIX, o estudo do cangaço não deve ser visto ou atacado como“meras opiniões subjetivas” ou algo que não pode ser questionadas. O perigo da subjetividade e do preconceito tem sido perceptível desde o começo da história, observa Carl Sagan (O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 292). Não quero, aqui, abraçar o solipsismo, que a única realidade é os meus próprios pensamentos.


Por Eduardo Lima

O fenômeno do cangaço não deve ser visto como algo demasiadamente simples, ingênuo, mas, algo que parece ser bastante complexo. As engrenagens deste fenômeno se entrecruzam, onde as partes componentes se complementam. Contudo, talvez seja necessário algum fato histórico não descoberto para compreender o universo lampiônico.

Não que todas as tentativas para explicar o evento da Grota do Angico têm falhado. Entretanto, é tão complexo e estranho que ainda não podemos compreendê-los.


O Fantasma de Lampião 

Por Alexandre Fiuza

Se conhecermos a maior aproximação possível da verdade e não conservarmos os interesses de grupos, teremos condições de não repetir os erros cometidos no passado. O evento que culminou com a morte do maior ícone do cangaço são, assim como outras questões sujeitas à refutação, que precisam de uma ampla revisão.

É essencial para muitas outras ciências, a veracidade dos fatos. Não se pode fazer ou produzir conhecimento pautado no “achismo”. A História é um campo de possibilidades. Entretanto, a pseudociência não nos ajuda em nada. Diante do exposto, vejamos a observação de Carl Sagan (2006, p.305) acerca da ciência:

 Por Ana Miranda



A ciência é diferente de muitos outros empreendimentos humanos — evidentemente não pelo fato de seus profissionais sofrerem influência da cultura em que se criaram, nem pelo fato de ora estarem certos, ora errados ( o que é comum a toda atividade humana), mas pela sua paixão de formular hipóteses testáveis, pela sua busca de experimentos definitivos que confirmem ou neguem as ideias, pelo vigor de seu debate substantivo e pela sua disposição a abandonar as ideias que foram consideradas deficientes. Porém, se não tivéssemos consciência de nossas limitações, se não procurássemos outros dados, se nos recusássemos a executar experimentos controlados, se não respeitássemos a evidência, teríamos muito pouca força em nossa busca da verdade. Por oportunismo e timidez, poderíamos ser então fustigados por qualquer brisa ideológica, sem nenhum elemento de valor duradouro a que nos agarrar.


Totonho Laprovitera

Prezado Kiko,
Tomei a liberdade de enviar esse texto como forma de reconhecimento do belíssimo trabalho executado pelo "Lampião Aceso", o que torna possível acreditar na pesquisa e na ciência como forma de compreender o que está na nossa volta.
 Atenciosamente,
 José Lima Dias Júnior
 Mossoró, 28 de dezembro de 2011.

*Graduado em História pela UERN. Leciona na Rede municipal de ensino na "Cidade de Quatro Torres".

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Flagrantes

As últimas novidades do ano são de Antonio Amaury

Com certo atraso registramos o evento ocorrido no ultimo dia 13 de Dezembro na Assembleia Legislativa da Bahia. 

Foram lançados: "Maria Bonita" - Coleção Gente da Bahia - e uma nova e ampliada edição de "Gente de Lampião: Dadá e Corisco". Por se tratarem de edições especiais produzidos pela gráfica da Assembleia, os livros foram distribuídos "gratuitamente" entre os presentes. É óbvio que se esgotaram em fração de minutos.



As fotos são do pesquisador e escritor Luiz Ruben.


No centro Cap. Marins e a direita Eduardo Dorea

"Três filhos de Amaury". O maior é o Carlos Elydio



Luiz Ruben

Professor Manoel Neto



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Imprensa e Cangaço

Entrevista com o confradre Geraldo
  
Caríssimos,
Saudações fraternais!


Divido com vocês este presente que ganhei, no final do corrente ano, que vem a ser a entrevista realizada pelo escritor Antônio Filho Neto, bravo sertanejo de Serra Talhada, terra do meu inesquecível pai, sobre tema tão importante para a Cultural Nordestina. Para o Jornal Correio do Pajeú.

Recebam meu abraço e o meu carinho.

Atenciosamente,
Geraldo Ferraz

O Major Theophanes Ferraz Torres foi um bravo militar que prestou grande serviço a Pernambuco. Esteve à frente de importantes missões no sentido de impor a ordem pública em nosso Estado. Você pode citar de forma sucinta algumas dessas missões e quais delas pontuaram de forma significativa a trajetória militar do Major Theophanes Ferraz? 

Para início de conversa, peço vênia para destacar que o bravo sertanejo, Theophanes Ferraz Torres, natural da cidade de Floresta-PE, alistou-se na Brigada Militar de Pernambuco, em janeiro de 1912, com 17 anos. No primeiro ano de incorporado, graças a sua vocação e denodo pessoal, foi notado e prestigiado pelos seus superiores, passando de soldado para anspeçada (antigo posto militar que corresponde ao atual 2º tenente), galgando, com isto, sete postos militares.
No tocante as missões mais espinhosas que foram atribuídas para Theophanes, gostaria de destacar, em resumo, as mais importantes ações:

Ano de 1913 - Em agosto, com 18 anos, foi nomeado delegado de Villa Bella, atual Serra Talhada. Seguiu para aquela cidade com o objetivo primordial de impor a ordem pública e dar combate aos grupos de cangaceiros que agiam naquela região, tendo como foco principal da missão a ação contra o grupo liderado por Né Pereira. Theophanes, naquela oportunidade, teve seu batismo de fogo contra os bandoleiros que infestavam os nossos sertões.
 Ano de 1914 - Em julho, por conta das ações dos bandoleiros, foi nomeado, mais uma vez, delegado de Villa Bella. No mês de setembro, em cumprimento ao Acordo de Fronteiras contra o banditismo, firmado entre os Estados de Pernambuco e da Paraíba, no dia 25 de novembro de 1911, foi nomeado delegado de Taquaritinga. No dia 28 de novembro, prende, após tiroteio verificado na Lagoa da Laje – Vertentes, o cangaceiro Antônio Silvino, pondo fim a um reinado de mais de 15 anos de terror.
 Ano de 1917 – Com o assassinato do Deputado Estadual Júlio Brasileiro, no Recife, em 14 de janeiro, Theophanes foi enviado para assumir a delegacia de Garanhuns. Durante a tragédia que se abateu naquela cidade, fato este que passou para a história como a Hecatombe de Garanhuns, conseguiu impor a ordem pública e pelo seu ato, foi promovido ao posto de capitão, contando, apenas, com 22 anos. Em 12 de junho, pelo recrudescimento dos ataques dos cangaceiros liderados por Sinhô Pereira e Luiz Padre, foi nomeado delegado de Villa Bella e comandante das 2ª e 3ª Regiões Policiais do Estado. 
 Ano de 1918 – Em 25 de agosto, seguiu para o Sertão, comandando força volante e ficou encarregado de fiscalizar as 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Policiais do Estado. Em setembro, combateu cangaceiros que ocupavam a Fazenda 28, no município de Villa Bella.
 Ano de 1919 – A população sertaneja estava atravessando uma seca inclemente, seca esta que muito contribuiria para o aumento do banditismo nos sertões. Grupos de cangaceiros liderados por Sinhô Pereira, Luiz Padre, Praxedes, entre outros, atacavam, sem dó, as propriedades do município de Villa Bella. Em 16 de abril, Theophanes seguiu para aquela cidade, comandando uma força de 60 soldados com a finalidade de combater os cangaceiros e impor a ordem pública. Theophanes ficaria no Sertão até dezembro daquele ano. Ao recolher-se, sem tempo para qualquer descanso, foi destacado para a cidade de Palmares a fim de evitar uma possível nova hecatombe em nosso Estado.
 Ano de 1920 – Em 02 de novembro, seguiu para o interior do Estado, com ponto de apoio em Floresta, com a missão de desbaratar grupo de bandoleiros que agia na Serra do Umã, Vila Conceição e no município de Salgueiro. No combate da Serra do Umã, primeira vez que uma força militar adentrava naquela elevação, Theophanes foi ferido e só não foi morto graças à bravura dos seus leais soldados.
Ano de 1922 – Em 17 de março seguiu em diligência para Villa Bella e Floresta, com o objetivo de combater o banditismo então reinante. Em 18 de agosto, com 27 anos, é promovido ao posto de major.
Ano de 1923 – Em 16 de abril é nomeado delegado de Correntes. Com a morte do Prefeito, Cel. Joaquim Leão, temia-se que sucedesse uma nova hecatombe em Pernambuco. Theophanes daria voz de prisão ao assassino do inditoso coronel. Como consequência ao novo acordo de fronteiras, assinado em 15 de novembro de 1922, pelos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande Norte, Theophanes foi nomeado delegado de Jatobá de Tacaratú e comandante do destacamento local. 
 Ano de 1924 – Em 01 de janeiro, Theophanes seguiu em diligência para Boa Vista, fronteira com a Bahia, para defender a região contra ações do cangaceiro Dom Villa Bella (Dativo), esta ação durou até o início de março de 1924. Com a intensificação das ações de Lampião, Theophanes é nomeado, em 07 de março, Comandante Geral das Forças Volantes nas Zonas Sertanejas. Os bandos mais atuantes, que agiam no Sertão de PE, naquela época, eram os de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo “Lampião”, Meia-Noite, Antônio Rosa, Cícero Costa, Sabino Gomes, Beneditos, Cypaubas e Gabriel Alicrim. Em 23 de março, formando uma super Volante, Theophanes promove duro combate contra Lampião, na Lagoa Vieira, município de Vila Bela. Lampião foi ferido e sua vida esteve por um fio. Em 02 de abril, Theophanes combate Lampião, mais uma vez, na Serra da Panela. Depois de cerrado tiroteio foram mortos os cangaceiros Lavadeira e Cícero Costa e ferido Antônio Ferreira. O resto do bando correu em completa debandada. No mês de junho, Theophanes foi nomeado para promover sindicância na cidade de Salgueiro e efetuar diligências pessoais no município de São José do Belmonte, com o objetivo de combater as ações do grupo dos Cypaubas. Em 31 de julho, Theopanes combateu Sabino Gomes na Fazenda Aboboras, município de Villa Bella, proximidades com a Paraíba. Em 22 de novembro, o governo de Pernambuco, necessitando de oficial tarimbado para esquadrinhar as ações e os avanços da Coluna Prestes, que já se encontrava em território próximo aos limites com nosso Estado, nomeou Theophanes como delegado de Petrolina. 
 Ano de 1926 – Em 14 de janeiro, sob o comando de João Nunes, Theophanes, incorporado as forças de Pernambuco, atacaram e repeliram os rebeldes da Coluna Prestes, na cidade de Valença, Piauí. Em 20 de setembro, Theophanes é indicado comandante das tropas contra o banditismo reinante no alto Sertão de Pernambuco, tendo a cidade de Salgueiro como sede provisória do comando. Na medida em que ia promovendo uma limpeza geral contra os fora-da-lei, seguiu para a cidade de Floresta, que, agora, se torna sede provisória do comando, em 01 de outubro. Em 09 de novembro, Theophanes é convocado para comparecer no Recife, a fim de acertar medidas enérgicas contra as ações dos bandoleiros. Em 11 de novembro, Theophanes assume, pela segunda vez, o comando das forças volantes contra o banditismo.
 Ano de 1928 – No mês de janeiro, Theophanes e Eurico de Souza Leão, Chefe de Polícia de Pernambuco, realizaram um raid vitorioso por terras sertanejas, para demonstrar o sucesso do seu vitorioso trabalho. No mês de abril, circulavam boatos no Recife que iriam acontecer graves problemas, fato este que colocou as Forças do Exército e da Polícia de Pernambuco em prontidão máxima. Tal acontecimento, apressou o recolhimento de Theophanes à capital. Em 30 de maio, Theophanes, com 33 anos, é promovido ao posto Tenente-Coronel e comandante do 1º Batalhão da Força Pública.
 Ano de 1930 – Em 02 de julho, Theophanes e o major Nelson Leobaldo, apuraram denúncia de infiltração comunista na Força Pública e prenderam vários sargentos. Em 03 de outubro, rebenta a Revolução em vários pontos do País. Theophanes, com sua peculiar bravura, enfrenta os revoltosos. O Cel. Wolmer, não querendo passar o comando para Theophanes, entrega o Quartel do Derby aos Revoltosos. Inconformado, Theophanes forma coluna independente e ruma para o Sertão do Estado. Em 13 de outubro, sob falsas garantias da facção vencedora, Theophanes regressa à Capital, sendo preso e submetido a humilhações.
 Ano de 1933 – Falece, na cidade de Villa Bella, em 11 de setembro, o bravo militar que, com seu árduo trabalho, possibilitou a paz social nos sertões de nosso Estado.

Theophanes Ferraz Torres

O que é ser neto do Major Theophanes – um cidadão de reputação ilibada, um militar corajoso cumpridor de seu dever – um exemplo de homem público? 
Em primeiro lugar gostaria de destacar, com muito orgulho, que é uma imensa honra ser neto desta figura exemplar e lendária da luta titânica contra o cangaço, nas três primeiras décadas do século passado. Em seguida, gostaria de acrescentar, que, para mim e para alguns estudiosos da temática do Ciclo do Cangaço, tendo em vista que a coragem demonstrada por Theophanes é um atributo nato dos heróis, eis ai, portanto, um verdadeiro herói para se cultuar.


Os seus livros “Theophanes Ferraz Torres um Herói Militar na Cavalaria Pernambucana” e “Pernambuco no Tempo do Cangaço” foram elaborados dentro dos critérios técnicos da pesquisa científica – tudo fundamentado em fatos concretos registrados em arquivos públicos da época o que torna sua obra muito mais valiosa. Quantos anos foram necessários na realização dessa pesquisa e que o motivou a encarar esse desafio? Você tem algum projeto em andamento para outra obra do gênero? 
Levei cerca de quinze anos de intensa pesquisa para concluir “Pernambuco no Tempo do Cangaço”. Um Herói na Cavalaria, por sua vez, me tomou cerca de dois anos. Os trabalhos citados versaram sobre o resgate da memória de nossa história contemporânea, a qual trata dos fatos notáveis ocorridos no Brasil e, em particular, no Estado de Pernambuco, durante a época do banditismo que campeava no início do século XX, com ênfase toda especial ao trabalho desenvolvido pelas nossas instituições de defesa social – Militar e Civil -, em prol de uma sociedade melhor e mais justa. Os trabalhos, em questão, tratam, também, da biografia de Theophanes Ferraz Torres, um grande homem, notável militar e um exemplo para a sua época, bem como, para as gerações presentes e futuras. Atendendo sugestão do mestre Frederico Pernambucano, que assim se expressou: “Convém que Geraldo, cumprido o dever que se assinou no tocante à vida do avô, ponha seu instrumental investigativo a serviço do levantamento do triênio de ouro da ação policial em Pernambuco,...”, estou tentando, junto aos familiares do então Chefe de Polícia, Eurico de Souza Leão e do militar João Leite Serrano de Andrade, dar prosseguimento as minhas pesquisas, já iniciadas, concretizando, assim, mais duas importantes biografias de época. 


O Major Theophanes foi comandante geral das “Volantes” no combate aos cangaceiros no Sertão de Pernambuco. Você pode informar quantas volantes ficavam sobre o seu comando e se todos os membros das volantes eram militares ou voluntários? Em números, qual o efetivo militar, da época, que cobria todo Sertão de Pernambuco? 
O efetivo médio de uma força volante era formado por cerca de vinte praças, que, na maioria das vezes, agregava: paisanos armados, chamados por “cachimbos”; guia; rastejador e pessoas que indicavam os coiteiros, essas, conhecidas por “ponteiros”. Não consegui, infelizmente, localizar registros detalhados sobre tais estatísticas. Posso destacar, contudo, que quando Theophanes foi nomeado Comandante Geral das Forças Volantes, no ano de 1924, estiveram agindo em nossos sertões: uma super-volante, comandada pelo próprio Theophanes, e, sob suas orientações, as lideradas pelos tenentes: Amadeu, Malta, Alencar e Ibrahim; Sargentos Alípio Pereira de Souza, Hygino José Belarmino e a de Clementino Quelé. Nos anos de 1926/1928, quando de sua ação como Chefe Militar Geral, pela segunda vez, teve os seguintes comandantes de volantes: capitão João Luiz de Carvalho; os 1º e 2º tenentes: Euclides de Souza Ferraz (Euclides Flor), Sidrack de Oliveira Correia, Damião João Leite Serrano de Andrade, Euclydes de Araujo Lemos, Francisco Flavio Ibrahim de Lyra, Eduardo José de Siqueira, Alfredo Cavalcante de Miranda, Amadeu de Araujo Guimarães, Arthur Guedes Alcoforado, Optato Gueiros, Augusto de Lyra Guedes, Aurelio de Araujo, Hygino José Bellarmino, Antonio Francisco dos Santos, Solon de Oliveira Jardim e Alipio Pereira de Sousa; sargentos Arlindo Rocha, Carlos Affonso de Mello, Petronillo, João Alves e Maurício Vieira de Barros; cabos Manoel de Souza Neto (Mané Fumaça) e Francisco Liberato; e os anspeçadas Manoel Gomes de Sá, Hercílio Nogueira e Aureliano de Souza Nogueira, vulgo Lero.


Lampião passou 20 anos de sua vida pintando, bordando, casando e batizando como se não existisse lei no sertão nordestino. A que você atribui todo esse poder de Lampião por tanto tempo? Quem era beneficiado pelas ações do Rei do Cangaço? 
Nem no Império e nem, tão pouco, no início da Nova República, houve, por parte dos governantes, preocupação de se estabelecer uma política séria, para com os nossos sofridos sertões, principalmente no que toca ao capítulo da segurança pública e da sobrevivência daquela gente honesta e laboriosa. Tudo era dificultado (estradas, ensino, alimentação, saúde, entre outros). Realmente, a ausência dos braços da Lei era sentida nos nossos Sertões. Os maiores beneficiados, sem a menor sombra de dúvida, foram alguns chefes políticos que se locupletaram com as ações de Lampião. Só com a intensificação do emprego das denominadas "Forças Volantes", que, na sua grande maioria, prestaram relevantes serviços à sociedade, sem possibilitar qualquer trégua ao banditismo, é que o comandante Theophanes, através de um saneamento moral, conseguiu promover a tão sonhada paz social no Sertão pernambucano. 


Sendo um historiador que trabalha sempre com dados verdadeiros, onde mata a cobra e mostra o pau, responda-me quem fornecia armas para os cangaceiros do Sertão, especialmente, para o grupo de Lampião? Por que essas armas chegavam, facilmente, nas mãos dos cangaceiros?
Somos sabedores que Lampião era abastecido, principalmente, por poderosos chefes políticos do Cariri Cearense. Em Pernambuco, em minhas pesquisas, não foi possível estabelecer quais os verdadeiros fornecedores de armas e munições, muito embora, destaco que Theophanes promoveu sérias denúncias sobre tal fato, porém, os nomes não foram declinados nos telegramas e correspondências entre aquela autoridade, o Chefe de Polícia e o Comandante da Força Pública. Acredito que, por se tratar de assunto de extremo sigilo, este não poderia, infelizmente, ser devidamente registrado na papelada oficial.


A que você credita o fracasso das volantes nas ações contra o grupo de Lampião? As volantes eram despreparadas ou Lampião era muito esperto? Quase sempre Lampião lograva êxito – como ele dizia “Armo a arapuca, boto bananas e chamo os macacos pra comerem e eles vêem ligeirinho”. 
Nem todas as volantes eram devidamente preparadas, principalmente aquelas formadas por incorporados (cachimbos), que, na maioria das vezes, não tinha a disciplina da caserna. A prepotência de alguns comandantes e a pressa de outros, também, foram fatores negativos quando do combate. Lampião era um grande estrategista, para mim um autêntico gênio militar. Desconfiasse, a propósito, que algum desertor do Exército ou mesmo da Força Pública o orientava, fato este que não correspondia à verdade. Lampião deixou, muitas vezes, muitos soldados “se estragando uns contra os outros”, como gostava de dizer.


O Major Theophanes – um sertanejo que honrou o sertão, por isso entende que merece ser homenageado. Você sabe dizer se existe alguma cidade do sertão de Pernambuco que o tenha homenageado? 
Com exceção da sua cidade natal, Floresta, que lhe deu nome à uma rua e a uma praça, além da cidade de Petrolina, que o destacou no museu da cidade, desconheço a existência de outro local que tenha se preocupado com tal fato. Por incrível que pareça, Theophanes, que deu seu sangue, seu suor e o melhor da sua vida profissional na luta contra o banditismo urbano, principalmente na cidade do Recife, para nossa surpresa, não existe, sequer, um prédio, uma rua, nada que o homenageie. A Polícia Militar de Pernambuco, também, encontra-se em débito para com esta figura lendária. Até hoje, não se tem um Quartel, um Batalhão, ou qualquer outro local, até mesmo na Arma de Cavalaria (lembremo-nos que foi ele quem modernizou a Cavalaria de Pernambuco, no tempo do governador Manoel Borba), que lhe preste tal tributo. Para finalizar, lembro, aos desavisados, que Theophanes é o precursor do que, hoje, é a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac), basta verificar sua história no ano de 1924. 

Emblema da CIOSAC. Fonte: GTU Assú

Para tal questão, caro entrevistador, faço das minhas palavras as do pesquisador Alfredo Bonessi; “Penso que o Cel. Theophanes merece algo mais que lembranças. Ele merece nome de bairros, nomes de quartéis militares, estátuas em praças, dia em calendário, museu, uma linda capela, um lugar em que possamos nos ajoelhar perante a sua estátua, chorarmos um pouco, olharmos para ele, agradecermos pelo seu trabalho, pelo seu exemplo, pela sua honestidade e ficarmos felizes em saber que ele está presente em espírito ao nosso lado e que mais hoje, mais amanhã, estaremos todos juntos em outras histórias, nos preparando para escrevermos mais histórias”.


Você acredita na versão de que Lampião foi morto em Angico em 1938? Justifique a sua resposta de modo que comprove ou não essa versão?
Embora minhas pesquisas se estendam até a expulsão de Lampião e seu reduzido grupo para o Estado da Bahia, em agosto de 1928, posso afirmar, pelo que já li e pude apurar sobre a matéria, inclusive através de conversas com nazarenos, como foi o caso de Luiz Flor e Herculano Nogueira, além de outros sertanejos, que, mesmo com o desgosto dos nazarenos de não puderem ter dado cabo do seu tão odiado inimigo, em luta travada em campo raso, eu acredito, piamente, na morte daquele bandoleiro na grota do Angico.


Entre os historiadores do Cangaço há divergências do local e data onde os pais de Lampião morrem e em que circunstâncias. O que sabe você a respeito desse assunto?
Através das minhas pesquisas pude verificar que no dia 22 de maio de 1921, José Ferreira, para evitar mais confusões, decidiu retirar-se da cidade de Matinha para Mata Grande, também localizada no Estado de Alagoas. No caminho, na localidade conhecida como Engenho, pediram rancho ao Sr. Fragoso, no que foram atendidos. Naquele mesmo dia, a matriarca da família Ferreira, Dona Maria Lopes, falecia de um infarto fulminante. O Tenente José Lucena, da Força Pública de Alagoas, acompanhado pelo Delegado Amarílio, em diligência contra as ações dos cangaceiros, chegou ao local Engenho, no dia 09 de junho, logo no início daquela manhã, tendo se verificado, em seguida, um tiroteio que culminou com a morte do desafortunado pai dos Ferreiras, que, infelizmente, se encontrava em local e em hora errada. 


Na sua visão de historiador e estudioso do cangaço, Lampião foi bandido, herói ou justiceiro? 
Diferente de outros bandoleiros que se utilizaram do “Escudo Ético”, tão bem informado pelo pesquisador Frederico Pernambucano de Melo, como foi o caso de Antônio Silvino, muito embora, estes, assim que consumavam sua vingança, não abandonavam aquele fantástico modus operandi e faciendi, para mim, Lampião, à luz do Código Penal vigente à época e, no da atualidade, foi um legítimo quadrilheiro, com um diferencial que o destacava dos demais bandoleiros, era sua genialidade. Do mal, posso afirmar, mas o cidadão era um gênio. Quero reforçar, contudo, que classifico este líder carismático, que se utilizava do seu poder de atração e magnetismo pessoal, como um ícone do mau comportamento. Através de suas terríveis ações psicológicas, extorsões, assassinatos, sequestros, uso de violência gratuita, implantou o reino do terror, provocando o pavor das populações ameaçadas, bem como, daqueles que o combatiam, o que facilitava, é claro, sua atuação. 


Há quem diga que Lampião entrou no Cangaço para vingar a morte de seu pai. Você acredita nessa versão? Dê sua opinião.  
Claro que ele não entrou, pura e simplesmente, para vingar a morte do seu pai. Assim vejamos: Lampião, Antônio e Livino Ferreira, já se envolviam em lutas desde o ano de 1917. Em 1920, o trio junta-se ao seu tio Antônio Matilde (irmão de José Ferreira), para agirem nos arredores de Matinha, Mata Grande e Água Branca, no Estado de Alagoas. Destaco, para melhor compreensão, que a morte do Sr. José Ferreira, pai dos Ferreiras, só veio a ocorrer no ano de 1921, mais precisamente, no dia 09 de junho. Acredito que, a partir daquela data, o coração já enegrecido de Lampião tornou-se, definitivamente negro, tornando-o uma pessoa cheia de mágoa e extremo ódio. 


Zé Saturnino foi o 1º amigo também o 1º inimigo de Lampião. Alguns historiadores o apontam como responsável pela entrada de Lampião no Cangaço. Qual sua opinião nesse contexto?  
Neste caso, tenho a informar que as desavenças entre ambos ajudaram, muito, para que o Lampião tomasse rumo na vida do cangaço. Só não tenho elementos concretos para opinar que tal fato tenha sido o start, bizarro, daquele que se tornaria o famoso condottiere que foi.


Existem, atualmente, algumas entidades de estudos e pesquisas sobre o Cangaço. Quais as razões que justificam o interesse por esse assunto e quais os aspectos positivos desse trabalho? 
O fenômeno do Ciclo do Cangaço se configura, sem a menor sombra de dúvidas, como um dos mais intrigantes e intranqüilos da história do povo nordestino. O objetivo de resgatar a historiografia do cangaço na região nordeste, uma história tão nossa, é a temática exclusiva dos estudiosos do Cariri Cangaço (que se reúnem na região do Cariri Cearense), da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (com sede em Mossoró/RN), Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará – GECC, entre outras entidades que não me recordo, neste momento. 


O tema Lampião é uma fonte perene para pesquisadores e historiadores. Muitas obras já foram escritas nessa temática e todos os dias novas obras são publicadas. O que você atribui a esse fenômeno?
A riqueza da saga histórica do nosso povo. O Ciclo do Cangaço, como gosto de avocar, é uma poderosa mina de ouro, sempre aberta às pesquisas, daí estarmos, sempre, tomando conhecimento de fatos novos e relevantes da nossa rica história, em busca do cobiçado filão dourado. Veja o exemplo do fantástico projeto Cariri Cangaço, do qual tenho a honra de ser Conselheiro. A cada edição que participamos, descortinam-se fatos novos e somos surpreendidos por uma avalanche de informações. Precisamos, com a máxima brevidade, atravessarmos o além-mar e destacarmos ao mundo, também, nossa tão rica cultura histórica. 


Há mais de dez versões sobre a origem do nome “Lampião”. Qual delas você acredita ser a verdadeira?
Sem poder confirmar qual versão é a verdadeira, prefiro aquela que informa ter Virgulino Ferreira da Silva, quando no grupo de Sinhô Pereira, usado um lenço no rifle, que servia de correia, transformando-o numa arma de alta repetição, e, conseqüentemente, emitia um grande clarão, que segundo os companheiros, se parecia um "LAMPIÃO".

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Atenção cantadores e compositores

Vem aí...
  
II FESTIVAL DE MÚSICAS DO CANGAÇO -



Está previsto para o período de 10 de janeiro a 10 de fevereiro as inscrições para os interessados em participarem do 2º Festival de Músicas do Cangaço, indicado pra acontecer no dia 28 de abril de 2012, em Serra Talhada, a Terra de Lampião e Capital do Xaxado.

Em breve o as fichas de inscrições e regulamento vão estar disponíveis no blog - www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com- e no Museu do Cangaço. Serão distribuídos 
R$15.000.00 (quinze mil reais) em prêmios.

O 2º Festival de Músicas do Cangaço é de um evento competitivo, que tem como objetivo incentivar a boa música, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar artistas, compositores e intérpretes;

O evento será de âmbito nacional, onde o cenário é propiciado pela diversificação cultural, voltado para Música Popular Brasileira, de composições inéditas, com temática Cangaço, visando envolver todos os gêneros e estilos, objetivando fomentar o segmento musical em vários formatos, além de formar platéia e criar massa crítica. Prepare sua música e arrume o matulão pra vir participar conosco dessa festa.

Att. Anildomá Willans de Souza

MUSEU DO CANGAÇO
Ponto de Cultura Cabras de Lampião
Vila Ferroviária, S/Nº - Centro
CEP: 56.903-170
Serra Talhada - Pernambuco
Tel: (87) 3831 3860 / 9938 6035
E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com
www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com

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*A sugestão da matéria foi do sempre atencioso cumpadi Wilson Seraine. Que a propósito merecia um cargo de acessor de comunicação do Ponto de Cultura. Wilson apesar de ser Piauiense da capital é quem nos repassa as novidades de Serra Talhada.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

E Natal né isso mermo?

O aniversário de Jesus!

Essa é a história. Com a graça e originalidade do Cordel. Colorido pelo sotaque de Coroné Severo, Coroné Osmiro, Aderbal, Dr. Pedro Luiz, Juliana, e dos demais irmãos cearenses. Esta reflexão animada produzida pela Igreja Batista Central de Fortaleza é o nosso FELIZ NATAL! Dedicado pra vocês meus estimados colaboradores e irmãos cangaceirólogos. Enfim, para todos os nossos rastejadores e visitantes, sejam cristãos ou não.


Abraço Fraterno!
Kiko Monteiro 


Texto locução e edição: Euriano Sales
Xilo: Meg Banhos
Açude: Clipes Louvor, YouTube 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Limões X Jesuino

Achados do Cangaço da Família Limão

Por Epitácio de Andrade

“José Rodrigues de Barros ficou considerado como o patriarca dos Limões, porque se casou com Maria Rosalina da Conceição, irmã de Preto Limão”, assim afirmou José Alves Rodrigues, conhecido como “Zé Limão”, neto do “patriarca”, em entrevista a Epitácio de Andrade Filho, autor de “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, no último dia 15 de dezembro, em sua residência no Bairro Paulo VI, na cidade de Caicó, na região do Seridó do Rio Grande do Norte.
  
No final do Século XIX, o Cearense José Rodrigues de Barros assumiu a liderança do Grupo étnico representado pela família Limão, principal algoz dos “Brilhantes”, ao se casar com uma irmã de Preto Limão, único sobrevivente masculino da família remanescente do conflito cangaceiro e comandante da emboscada fatal contra Jesuíno Brilhante, na Comunidade Santo Antônio, na zona rural de São José de Brejo do Cruz, na fronteira paraibana, em dezembro de 1879.

O Patriarca aos 100 anos 
Reprodução: Epitácio Andrade

A primeira imagem do “Patriarca dos Limões” foi resgatada pelos pesquisadores Emanoel Amaral e Alcides Bezerra de Sales, em 1981, quando levantavam dados para a elaboração da Revista “Jesuíno Brilhante em História de Quadrinhos”, na Comunidade Saco dos Limões, na zona rural do município de Patu/RN, terra natal do Cangaceiro Jesuíno Brilhante (1844). A fotografia é datada do início do século passado e foi apresentada pelo neto José Alves Rodrigues, 60 anos, o mesmo membro da família Limão, que trinta anos depois, apresentou a fotografia do avô aos 100 anos (1963), para ser reproduzida pelo Escritor Epitácio de Andrade Filho.


Festa dos 100 anos do “Patriarca dos Limões” 
Reprodução: Epitácio de Andrade

No ano de 1963, a família Limão comemorou festivamente o centenário do Patriarca José Rodrigues de Barros, que nunca participou de atividades cangaceiras, mas teve a tarefa de proteger a família das possíveis recidivas do conflito, depois da morte de Jesuíno Brilhante, organizando inclusive, um esconderijo inexpugnável e recôndito, o “Saco dos Limões”. Na festa do centenário, o grande líder já não contava com sua companheira Maria Rosalina da Conceição, a Limão genuína, que faleceu com cerca de 50 anos, provavelmente no final da década de 20 para início dos anos 30 do século passado, e se encontra sepultada no cemitério de Catolé do Rocha, no vizinho estado da Paraíba.



Do casamento de Seu José Rodrigues Barros com Rosalina Limão, que moravam no Sítio Coroatá, na zona rural entre Patu e Almino Afonso, saíram vários filhos, entre homens e mulheres. O mais velho Antônio Limão migrou para o norte do país e lá permaneceu até a morte. Em 1888, nasceu Zé Limão, que foi fotografado por Emanoel Amaral aos 93 anos, no ano de 1981.

Zé Limão aos 93 anos 
Foto: Emanoel Amaral - 1981

Em 1898, nasceu Luiz Limão ou Luiz Catonho que se casou com Anelita Alves Rodrigues, afilhada de Valdivino Lobo, o mais abastado dos fazendeiros inimigos de Jesuíno Brilhante e coiteiro dos Limões na região do Catolé do Rocha e Brejo do Cruz, na fronteira paraibana. Em 1981, o pesquisador Emanoel Cândido do Amaral também fotografou Luiz Limão.

Luiz Limão aos 83 anos 
Foto: Amanoel Amaral - 1981

José Alves Rodrigues, Zé Limão, é filho de Luiz Catonho com Anelita Alves Rodrigues, e em 1981, acolheu Emanoel Amaral e Alcides Sales para prestar informações sobre a família Limão e posar para uma fotografia nas adjacências do “Saco dos Limões”, com seus filhos Ângelo Márcio e Marcélio Alves, que na época tinham sete e três anos, respectivamente.


Zé Limão com filhos Marcélio e Ângelo 
Foto: Emanoel Amaral - 1981


Coincidentemente, no dia 15 de dezembro de 2011, data da visita a residência de José Alves Rodrigues, em Caicó, estava completando 28 anos da morte de Seu Luiz Limão, que faleceu em 1983, e se encontra sepultado, juntamente com seu pai, o “Patriarca dos Limões”, no cemitério velho do antigo povoado da Caiera, hoje Almino Afonso, no Rio Grande do Norte.

Luiz Limão aos 75 anos 
Reprodução: Epitácio de Andrade


Seu Zé Limão, aos 60 anos, está na terceira geração posterior ao cangaço da segunda metade do século XIX. O seu pai, Luiz Limão com os irmãos, compõem a segunda geração pós-cangaço jesuínico, e o casamento do “Patriarca” com Rosalina Limão é o representante da primeira geração, imediatamente posterior ao cangaço dos Brilhantes com os Limões. Esta sequência geracional pode ser observada no álbum familiar, exposto na sala principal da casa de Seu José Limão, em Caicó/RN.

A família Limão tem uma consciência pela preservação da memória muito acurada. Mantem sob sua guarda um acervo de fotografias, apetrechos, moedas, cédulas e armas, que segundo José Limão “pertencia aos antigos”. Em 1981, quando foi fotografado por Emanoel Amaral mostrava uma espingarda de caça, que preserva até hoje. Mesmo informando que é um objeto de 40 a 50 anos, a preservação é, por ele, justificada como lembrança do momento da pesquisa e como símbolo de que “os Limões faziam suas próprias armas”.


Espingarda fotografada em 1981 no Saco dos Limões – Patu/RN 
Foto: Epitácio Andrade

Contemporânea do período do Cangaço dos Brilhantes com os Limões (1870-1880), Seu Zé Limão apresentou uma faca, cujo cabo de madeira se desgastou ao longo de mais de uma centena de anos, sendo substituído por uma haste de aço, porém a grande lâmina de ferro fundido foi preservada.


Lâmina de uma faca do cangaço dos Limões 
Foto: Epitácio Andrade

Seu Zé Limão preserva uma cédula antiga, “do tempo do cruzeiro”, com a imagem de Duque de Caxias, para preservar a memória de que “os Limões resistiram ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai”.


 Cédula de Cruzeiro com imagem de Duque de Caxias 
Foto: Epitácio Andrade

O acervo de moedas cunhadas em 1870 preserva a memória da proteção dos comboios do comércio primitivo do sertão, que era promovida pelos membros da família Limão, depois da aliança com os Lobos e os Lobatos, controladores da economia loco - regional. Não seria desnecessário afirmar que os Limões foram agentes pró-ativos de importantes lutas sociais, e como afirma Alicio Barreto em “Solos de Avena”, “é possível que voltaram ricos do quebra-quilos”.


Moedas do período do Cangaço 'Jesuínico'
Foto: Epitácio Andrade

Com muita cordialidade e presteza o Aposentado José Alves Rodrigues (Zé Limão) e sua esposa Maria Emília Cordeiro Alves, que é da descendência de Jesuíno Brilhante, prestaram as informações solicitadas pelo pesquisador Epitácio Andrade e serviram café num bule datado do início do século passado.


Bule do início do séc. XX 
Foto: Epitácio Andrade

Igualmente gentil foi o filho de Seu Zé Limão, Ângelo Márcio, que tem total lembrança da visita feita por Emanoel Amaral e Alcides Sales no início dos anos 80 do século passado, ao “Saco dos Limões”.


Ângelo Márcio, Zé Limão e o Autor de “A Saga dos Limões” 
Foto: Josivaldo Araújo

Os próximos passos serão uma visita ao “Saco dos Limões”, na zona rural do Patu, ao Sítio São Francisco, no Catolé do Rocha, e uma entrevista com Manoel Catonho, para consolidar informações para a segunda edição ampliada de “A Saga dos Limões”.


*Epitácio de Andrade Filho é autor do livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, Médico Psiquiatra e Pesquisador Social.