Vera Ferreira e Germana Araújo, autoras do livro Bonita Maria do Capitão.
(Foto: Divulgação)
O livro Bonita Maria do Capitão, que contou com o patrocínio do Instituto Banese (Banco do Estado de Sergipe) e do Banese Card, é finalista do Prêmio Jabuti 2012, um dos mais importantes da literatura brasileira. A publicação, que trata da história de Maria Bonita, mulher do capitão Virgulino Ferreira da Silva, o famoso cangaceiro Lampião, ficou entre os 10 melhores livros do Brasil em duas das 29 categorias do Prêmio Jabuti: Capa e Projeto Gráfico.
Organizado pela neta de Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, e pela pesquisadora e designer Germana Gonçalves de Araújo, o livro mostra a participação de Maria Bonita nas artes, a sua presença na música, no cinema, no teatro, dança e xilogravura. “O livro é uma obra de arte, que atesta o trabalho criterioso de Vera Ferreira e a competência técnica e o apuro estético do talento de Germana”, afirma o superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda.
De acordo com Ézio, o Banese tem feito investimentos em projetos significativos que estão se destacando no cenário cultural sergipano e nacional.
“O projeto de restauração do Museu da Gente Sergipana está entre os três finalistas do Prêmio Nacional O Melhor da Arquitetura 2012, cujo vencedor será anunciado em uma solenidade no Memorial da América Latina, no próximo dia 30 de outubro. Agora, recebemos esta boa notícia sobre a publicação Bonita Maria do Capitão”, festejou Ézio ao informar que o resultado final do Prêmio Jabuti será divulgado no dia 18 de outubro de 2012.
Pesquei em: Infonet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espiou? Pois vamos palestrar