Um coronél entre dois mundos
Documentário de 2002 exibido pela TVE Bahia em comemoração aos 120 anos de nascimento do mais famoso dos coronéis baianos.
Parte 2
Direção e roteiro: Valber Carvalho
Fonte: JKHardware YouTube
Créditos: Ivanildo Silveira
As ações do Cel. Horácio de Mattos são dignas de registros nos anais da história política da República Velha, assim como, torna-se indelével na memória das populações sertanejas da Chapada Diamantina, na Bahia.
ResponderExcluirProf. Lima Júnior/Mossoró-RN
Permita-me os estudiosos da história do cangaço fazer um questionamento. O cangaço teve seu fim com a morte de Lampião, em 1938 e a de Corisco, em 1940. É correto afirmar que grupo de cangaceiros prosseguiram em suas atividades após a década de 40 do século XX? Faço essa observação com base no que escreveu Frederico Pernambucano de Mello em "Guerreios do Sol", onde ressalta que: "Floro Gomes — segundo depoimento que nos prestou no ano de 1967 — mantinha em plena atividade na década de 60, e com finalidades vingativas, grupo de cangaceiros composto pelos cabras Manuel Prata, José Prata e Faísca, além do célebre Valderedo Ferreira, seu lugar-tenente" (Mello:2011,p.151). Assim sendo, é correto classificar o grupo de Floro Gomes Novais de cangaçeiro?
ResponderExcluirAtencisoamente,
Prof. Lima Júnior/Mossoró-RN