quinta-feira, 10 de novembro de 2011

No quintal de João de Sousa

Serra do Umbuzeiro: O Ponto Culminante de Paulo Afonso 

Por João de SOUSA Lima com Edição de Kiko Monteiro

Uma das visões mais lindas da "terra do condor" encontra-se na Serra do Umbuzeiro. 
Foto de Frankalsaber. Pescado em http://www.panoramio.com/photo/28195148

Com seus 507 metros de altura à nível do mar é 259 metros mais alta que a cidade de Paulo Afonso que tem 248 metros acima do nível do mar. A Serra é cercada por povoados e suas histórias sobre as corriqueiras passagens de Lampião, sendo ela uma das mais famosas trilhas do Rei do Cangaço na Bahia.

Logo na sua subida encontra-se o Conjunto arquitetônico de Dona Generosa Gomes de Sá, uma das maiores coiteiras de Lampião e "promoter" dos famosos bailes.


Aspecto atual da casa de Generosa.
Foto: João de Sousa Lima

Logo após a casa de Generosa temos a Lagoa do Mel, lugar onde ocorreu o famoso tiroteio entre Lampião e a volante do tenente Arsênio. Nesse combate Lampião perdeu seu irmão mais novo, o Ezequiel. A Lagoa do Mel situa-se no povoado Baixa do Boi.

Ainda na subida da Serra próximo a casa de Generosa encontramos a cruz de Zé Pretinho, assassinado pela polícia como coiteiro de Lampião.

Descendo a Serra chega-se a casa de Maria Bonita. Pelo outro lado no povoado Arrasta-Pé temos a casa onde nasceu a também cangaceira Durvinha.

Na Serra também foi onde Lampião escondeu a metralhadora do tenente Arsênio que encontrava-se inutilizável por está faltando uma peça tirada pelo tenente antes de sua fuga. O coiteiro que encontrou a metralhadora e a entregou a polícia tomou uma surra de "bimba de boi", esse foi seu pagamento pela boa ação.

 
As formações rochosas da subida da Serra do Umbuzeiro 
são verdadeiros espetáculos da natureza. 

No seu cume um cruzeiro marca o lugar que se realiza peregrinações e orações.

Um belo por do sol sertanejo.

 João de Sousa na vida que pediu a Deus

Para agendar um visitação e a escalada da Serra do Umbuzeiro Paulo Afonso conta com ótima estrutura de transportes e hospedagens, além de equipe de guias que realizarão um excelente trabalho de acompanhamento. AtendTour - (75) 9143-6895 ou 8865-2432 (Eduardo Cruz)  ou Ageturb- (75) 3281-2757

Pesquei no Açude do primo João

* Com exceção da primeira e segunda as demais fotos são de autoria de João Tavares. 

2 comentários:

pedro luís disse...

TÁ FALTANDO UM LIVRO NA PRAÇA, SOBRE O LOCAIS IMPORTANTES, E TAMBÉM CURIOSOS DO CANGAÇO.

SUGIRO O TÍTULO: "GEOGRAFIA DO CANGAÇO".

QUEM SE HABILTA????

VALEU JOÃO DE SOUSA!!!!!! ME AGUARDE EM PAULO AFONSO E NUMA NOVA VISITA AO RASO DA CATARINA!!!!!!!!

josé sabino bassetti disse...

Olá moçada.

A alguns anos atrás, estive "perambulando" com o João por todos esses lugares. Ninguém conhece essa região e, seus detalhes relacionados com o cangaço como ele. Muito breve estaremos novamente "furando caatinga"

Abração a todos.

Sabino Bassetti