domingo, 20 de março de 2011

Quiz encerrado!!!

Chegou a hora de anunciar o vencedor

Agradecemos a participação de todos os cangaceirólogos que se empenharam pra desvendar a identidade das personagens.

As fotos nos foram sugeridas por dois confrades, arqueólogos natos da iconografia cangaceira.

Messier Ivanildo Silveira que se encarregou de meia dúzia e o primo João de Sousa Lima que mandou mais de meia, daí selecionamos aquelas que poderiam instigar - sem judiar tanto - dos nossos leitores.

Eis aqui o mistério revelado...
Nº 1 Cangaceiro Balão
Nº 2 Brigadeiro José Sampaio de Macedo
Nº 3 Cangaceiro Barra Nova
Nº 4 Soldado Josias Valão
Nº 5 Ex cangaceiro Alecrim 
Nº 6 Ex cangaceira Gertrudes
Nº 7 O "nazareno" Luiz Flor
Nº 8 Ex cangaceiro Moita Brava
Nº 9 Soldado Teófilo Pires
Nº10 Ex cangaceiro Patativa

Quem rever comentário por comentário vai perceber que nenhum dos participantes acertou na íntegra, porém ficou combinado que o contemplado seria aquele que fizesse mais pontos, a disputa vinha acerrada, a diferença entre os meninos era de somente "um ponto" pra cada e permaneceu pelo menos dois dias empatada entre dois cavalheiros. De repente um outro cabra que só observava resolveu opinar e deixou para o fim suas impressões e certezas. Ronnyeri ainda teve direito a uma ultima tentativa mas não superou o oponente e quem sai vitorioso é...

Nildo Alexandrino de Frutuoso Gomes, no Rio Grande do Norte.
Este é um conhecido campeão de outros concursos do Orkut. No último instante nos apresentou seus palpites e só não foram 100% por não crer na opinião de Afrânio e nomeou erroneamente ou de propósito o cangaceiro Alecrim como sendo Chá Preto.

Parabéns ao cangaceirólogo potiguar.
Nildo receberá em sua residência as respectivas obras abaixo que foram um oferecimento especial de nosso amigo de Cajazeiras, PB o notável Sebista, pesquisador e professor Pereira.  

(Imagens meramente ilustrativas)


E mais um essencial volume para compor sua biblioteca num oferecimento do velho amigo Geziel Moura que fará o envio direto de Belém, PA.


O quadro terminou assim: Nildo com "9" pontos; Afranio e Ronnyeri empatados com "8" pontos cada; Julio com "7" acertos; Juliana manteve os "6" e Rubinho que só passou pra pegar "um" único pontinho na testa.

Mais uma vez nossos sinceros agradecimentos a todos vocês prestigiaram e colaboraram com este 1º Concurso Cultural.

Quem não ganhou os prêmios com certeza ripou estas 10 fotos inéditas para seu acervo, (foi o nosso caso).

Ivanildo Silveira aproveita pra parabenizar todos o concorrentes e avisa que em breve estará promovendo um novo Quiz na comunidade do Orkut "Lampião, Grande Rei do Cangaço", fiquem atentos que lá vem outra pedreira (Já soube que vai botar foto que nem ele sabe de quem se trata, vocês vão se encarregar de legendar) RSRSRSRS.

Cordialmente
Kiko Monteiro.

12 comentários:

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGO KIKO:

QUERO PARABENIZAR O AMIGO " NILDO ", POR TER GANHO O CONCURSO, E, CONSEQUENTEMENTE, OS LIVROS, O QUE DEMONSTRA SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O CANGAÇO E SEUS PERSONAGENS.

PARABENIZO A TODOS OS PARTICIPANTES, QUE LUTARAM E PESQUISARAM NO INTUITO DE ACERTAREM AS IDENTIFICAÇÕES (alguns consultaram até especialista no assunto...rsrsrsr).
O QUE FICA, É A BRINCADEIRA SAUDÁVEL, E O CONHECIMENTO DAQUELES QUE PESQUISARAM E FORAM ATRÁS DE IDENTIFICAR OS PERSONAGENS.

AO BLOG LAMPIÃO ACESO, DO COLEGA " KIKO ", ME CONGRATULO COM MAIS ESSA INICIATIVA, E, FIQUE CERTO MEU AMIGO, DE QUE O MESMO JÁ OCUPA UM ESPAÇO ESPECIAL JUNTO ÁQUELES QUE ESTUDAM O CANGAÇO, DE FORMA SÉRIA E SEM FANATISMO.

AO AMIGO E PESQUISADOR "JOÃO DE SOUSA ", VALEU PELA CONTRIBUIÇÃO EM CEDER ALGUMAS FOTOS, O QUE MOSTRA, QUE VOCÊ NÃO É UM CARA EGOÍSTA, E QUE PARTILHA O CONHECIMENTO COM AS PESSOAS.

OBS: EM BREVE, A NOSSA COMUNIDADE DO ORKUT ( LAMPIÃO- GRANDE REI DO CANGAÇO ), ESTARÁ, TAMBÉM, FAZENDO UM 'NOVO CONCURSO DE IDENTIFICAÇÃO DE FOTOS ", COM EXCELENTES LIVROS A SEREM DOADOS AO GANHADOR. AGUARDEM!!

Um abraço a todos.
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Anônimo disse...

Essa estava muito difícil, nem o dono do blog acertou. De 11 imagens ele só sabe o nome de 10.
Ô Kiko, nem você ganhou o premio.

AFRANIO disse...

rsrsrss aproveito e agradeço a oportunidade e o incentivo da participaçao. abrço a todos e parabens. obs fiquei en vice com 8,5 dos acertos rsrsrs

Prof. Pereira disse...

Amigo Kiko

Que maravilha. O pedido ficou melhor do que a encomenda. Parabéns pela iniciativa do CONCURSO DE IDENTIFICAÇÃO DE FOTOS DE PERSONAGENS DO CANGAÇO. Você é um jovem inteligente e amigo de todos. O Blog Lampião aceso, hoje, é uma referência para todos os pesquisadores e admiradores da História e Cultura Nordestina, especialmente do Cangaço. Vamos em frente, que este foi um sucesso. Abraço Pereira

Rubervânio Rubinho Lima disse...

Rapaz, com tanto cabra bom aí, eu, coitado, nem quis mais passar vergonha...
Catei meus livros e acervos de fotos e só acertei um....
Ai ai ai....
Parabéns, amigo kiko e reverendo Ivanildo, pela enquete....

Kiko Monteiro disse...

Oh Sr anônimo, poderia ter se identificado, seu comentário não nos causou qualquer mal estar.

Não achei necessario explicar novamente no artigo acima, mas neste caso lhe informo pra você não achar que eu também queria saber de quem se tratava rsrsrs: Quem acompanhou o desenrolar do Quiz viu quando por comentário eu exclui o nº 11 PM Ulisses Ferreira "Chocolate" Por crer que não haveria possibilidade de acerto mesmo com dicas não haveria hiperligação dentro do elenco mais conhecido. Ops não poso de especialista jamáis, tenho o direito de confessar que pelo menos este e mais uns 3 eu identificaria sem as dicas, por possuir um exemplar da revista em que ele concedeu entrevista. Enfim o negócio tinha que ser 50% difícil mesmo, de 11 só mataram 9 . O próprio Ivanildo não reconheceu Balão e a maioria não reconheceu Josias Valão sem óculos. Obrigado pela atenção.

Professor Pereira gentileza sua, mais uma vez obrigado pela confiança e ressalto que foi um oferecimento espontaneo deste cabra bom forrozeiro de Cajazeiras gesto acompanhado pelo amigo Geziel.

Abraçando!

ronnyeri... disse...

Queria agradecer ao amigo KIKO,por nos motivar, através deste belíssimo blog, a conhecermos um pouco mais sobre o cangaço e seus personagens.

Agradecer tb aos grandes Ivanildo e João de Sousa pelas fotos que formaram o Quiz.

parabéns Nildo, vc é fera e é sempre bom ver sua participação.
Valeu campeão, vc merece.

No próximo estarei mais preparado. Espero ver a participação de todos os que aqui opinaram.

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Eu não sei quem “FIZ” aquele comentário, mas poderia ser o próximo quebra-cabeças do blog Lampião Aceso.
O cabra que descobrisse quem “Fiz” aquele comentário anônimo, ganharia um presente.

Um abraço,

C Eduardo.

Anônimo disse...

Bom dia! Parabéns ao Lampião Aceso e a todos que são apaixonados por cangaço. Mas meu caro Ivanildo, quem é o nº 11?
Abraços.

Edilson Romão

Nildo disse...

Caro amigo Kiko, Ivanildo e todos que participaram deste cultural Quiz.

Como ja disse, esse é um meio de praticarmos nosso conhecimento e mantermos atualizado no assunto cangaço. Quero dizer que senti a falta de alguns cabras na brincadeira, principalmento do especialista em imagens do cangaço: Roberto, que ja foi contemplado com livros em enquetes do "Lampião Grande Rei do Sertão".

No mais só tenho a agradecer a todos, digo que só não acertei os 10 nomes por puro descuido, pois no meu ultimo palpite ia tracar "cha preto" por "alecrim", e acabei enviando o comentario sem a traca de nome, como ja era minha ultima chance, ficou por isso mesmo.

No mais um abraço a todos que sempre estao presente aqui no Lampião Aceso e no Lampião Grande Rei do Sertão.

Kiko Monteiro disse...

Carlos só podia ser tu!

Não será mais preciso outro quiz para este fim.

Desculpe se fui aparentemente "azêdo" no meu comentário, mas você sabe mais que ninguém que na confraria cangaceira quem se aventura a simplesmente ajudar, divulgar ou promover interação e igualmente avaliado e julgado como quem escreve e nem sempre nos fazemos compreender, pra ajudar tem poucos, mas pra apontar as inevitáveis imperfeições... tem pra mais de mil e estes geralmente se escondem no direito do anonimato. Achei que tu fosse um destes. Notei que tratava-se de de uma brincadeira, mas me prevenindo no caso de algum rastejador tenha pensado digamos de um modo pernóstico aproveitei e aproveito para reafirmar que antes de publicar o jogo eu não conhecia o elenco na sua totalidade. Possuo um pequeno acervo de fotos digitalizadas 90% "MANJADAS" por isso que recorri a Ivanildo e a João de Sousa. Queria era dificuldade mesmo pra dar mais graça, as imagens teriam que ter ineditismo inclusive pra mim que permaneço um mero curioso.


Abraçando

Kiko Monteiro disse...

Edilson
O nº 11, é (ou era) o sargento reformado da PM Alagoana Ulisses Ferreira Lima o "Chocolate". Esta foto - talvez a única disponível é da revista Manchete reportagem sobre a famosa crença de Lampião estar vivo. Chocolate não estava em Angico no momento do massacre chegou horas depois e disse ter reconhecido as cabeças de Lampião e Maria Bonita.
Ulisses diz ter combatido por duas vez com o rei do do cangaço. Uma em Craíbas, (cidade alaoana terra do meu avô materno, pertinho de Arapiraca) e a outra em Serrote Branco distrito de Serra Talhada. Nesta foto ele tinha 65 anos, um menino!