terça-feira, 19 de outubro de 2010

João em: O caderno e o soldado! 

Confesso imensa curiosidade que tinha para ver a imagem do encontro que aconteceu - pela metade - entre João de Sousa Lima e Maria de Juriti. Olha ai o primo em dois momentos que complementam a ilustração da sua entrevista.

 

Uma revelação feita por João que acompanha a postagem em seu blog.

Maria de Juriti foi uma das cangaceiras que escaparam do combate na Grota do Angico, porém decidiu levar sua vida sem falar nada com ninguém, morreu sem dar entrevistas.

Poucos meses antes de sua morte estive em sua residência, acompanhado pelo cineasta Wolney Oliveira e por maior que fosse nossa insistência para colher alguma informação, mais o silêncio dominava o ambiente e por último ela reclamou dizendo que poderia ter uma "parada do coração" e aí tivemos que nos contentar com apenas algumas fotografias...

Recentemente recebi em minha casa a visita de um dos filhos da ex cangaceira, trazendo um caderno com riquíssimos depoimentos da mãe, colhidos por ele mesmo. O material me foi presenteado e o conteúdo deste vai virar um capítulo interessante, em um futuro bem próximo.

Um velho amigo

O soldado Teófilo Pires do Nascimento, o homem que matou o cangaceiro Calais, teve uma pequena parte de sua vida apresentada no documentário "Um combatente da época do cangaço" com direção de João e Antonio Galdino, tem meia hora de duração. Este vídeo apresenta inclusive uma parente de uma famosa cangaceira que faz uma revelação sobre "a origem" desta. 

Participação do irreverente músico e pesquisador Jadilson "Bin Laden" Ferraz.
 

O vídeo foi lançado pela TV Mandacaru de Paulo Afonso/BA e já se encontra disponível para quem acessar o site, que é vinculado ao Jornal Folha Sertaneja. Chega de tchi tchi tchi   Clique aqui
 
 

2 comentários:

garrido3 disse...

Caro João , excelente a entrevista com o Sr. Teófilo. Só acho que deveria ter sido mais " explorada " a Sra. Joana irmã de Dadá. Creio que você já deve estar preparando algo nesse sentido, estamos aguardando.

Charles Garrido
Fortaleza Ce

Mendes e Mendes disse...

Parabéns pela excelente postagem. Não menosprezando os demais, mas quando eu encontro textos de Ivanildo Alves da Silveira, Rostand Medeiros, Juliana Pereira Ischiara , Alcindo Alves da Costa e João de Sousa Lima, sei que muitas coisas boas irão aparecer nas páginas dos blog.
José Mendes Pereira - Mossoró-Rn.