sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Eventos

II Seminário Internacional sobre o Centenário de Maria Bonita


1. APRESENTAÇÃO:

Em 2009 foi realizado o I Seminário Internacional sobre o Centenário de Nascimento de Maria Bonita, parte de um projeto pioneiro, desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VIII, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e outros parceiros, para a realização de três grandes eventos que culminará com a realização do III Seminário em 2011, ano em que Maria Bonita completaria 100 anos de idade.

Este ano, o projeto discutirá os diferentes contextos que envolvem a vida dessa sertaneja que marcou para sempre a história do povo do Sertão, imortalizada nas cenas do Cangaço.

Paulo Afonso, uma das mais importantes cidades do Sertão Baiano, viu surgir ainda na década de 20, a figura dessa pagina da história: o famoso Virgolino Ferreira da Silva, Lampião.Dos inúmeros povoados que formam hoje a cidade de Paulo Afonso vários sertanejos e sertanejas adentraram o mundo enigmático do cangaceirismo. A cidade de Paulo Afonso também é cenário do nascimento de Maria Bonita, A Rainha do Cangaço; uma mulher que revolucionou toda uma época e introduziu vários costumes no meio de homens guerreiros que até então não permitiam mulheres nos grupos e subgrupos.

Vale salientar, para a luz da história, que em Paulo Afonso Lampião perdeu seu irmão mais novo, o Ezequiel Ferreira. De mesma intensidade, Lampião arregimentou 47 homens e mulheres de várias ramificações familiares, pessoas essas que empunharam as armas do cangaço. Foi aqui que o Rei do Cangaço encontrou seu amor: Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita.

A realização desse Seminário torna-se obrigatório, ao mesmo tempo em que se insere na contribuição concreta à constituição do Patrimônio Cultural Pauloafonsino, Nordestino e Brasileiro, servindo de base à pesquisa científica, aos processos socioeducativos que, serão pedras para a superação dos equívocos lançados ao vento sobre a memória do Cangaço.

Em virtude da importância dessa sertaneja, nascida na Malhada da Caiçara, em Paulo Afonso, Bahia, e, aproximando-se o centenário do seu nascimento, a Universidade do Estado da Bahia – UNE – DEDC VIII, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso – Secretaria de Turismo - estão organizando o II Seminário sobre o nascimento de Maria Bonita.

A data de nascimento de Maria Bonita é 08 de março de 1911, por coincidência, no dia comemora-se o dia Internacional da Mulher. São marcas que possibilitam a discussão sobre o papel da figura feminina na cultura. Maria Bonita é uma delas!

2. OBJETIVOS:

2.1 Geral:

Comemorar o Centenário de Nascimento de Maria Bonita, A Rainha do Cangaço. A partir disso, é possível valorizar nossas raízes culturais levando conhecimento à população sobre o complexo fenômeno do Cangaço. De alguma forma também situar o município de Paulo Afonso como um dos mais respeitáveis cenários dos fatos diretamente relacionados com a história do cangaço, a partir da qual destacamos a importância de uma mulher que rompeu todas as barreiras de uma época para entrar no contexto da história do Brasil.

2.2 Específicos:

• Mobilizar a comunidade em geral para discutir aspectos dos diferentes contextos que envolveram a vida de Maria Bonita, no II Seminário Internacional sobre o Nascimento da Rainha do Cangaço;
• Publicar o relatório do I Seminário Internacional sobre o Nascimento de Maria Bonita, focado em aspectos mais específicos da biografia de Maria Bonita;
Lançar vários livros que tratam da memória do Cangaço, particularmente da Vida de Maria Bonita;
• Exibir vários documentários, alguns inéditos, sobre o Cangaço;
• Criar as condições para a culminância do III Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita, que acontecerá em 2011.

PROGRAMAÇÃO:

Dias 08, 09 e 10 de Março de 2010.
Campus VIII da UNEB ( Rua do Gangorra, 503 – Bairro Alves de Souza – Paulo Afonso/BA )

DIA 08/03/2010:

08:00 às 17:00h – Início da mostra cultural com visitação guiada dos alunos das escolas públicas e privadas e comunidade.

Sobre a Mostra Cultural Maria Bonita:

Mostra de fotografias de Maria Bonita e seu grupo, utensílios e apetrechos usados na época e reportagens sobre o cangaço. Essa mostra será aberta a toda a comunidade, porém destinada principalmente à visitação guiada dos alunos, para que possam interagir, de forma mais crítica, com a nossa real história.

19:00h Abertura Oficial do com a presença de autoridades Civis, Militares, Educativas e Científicas.

19:30h - MESA I: Diferentes contextos que envolvem a vida da rainha do cangaço.

• Presença da ex-cangaceira Aristeia Soares, ex-soldado da volante Teófilo Pires, Neli Conceição e João Souto, filhos do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha e dos Parentes de Maria Gomes de Oliveira, Maria Bonita: Eribaldo Gomes de Oliveira e Adelmo Gomes de Oliveira

21 hs Lançamento do livro do I Seminário Internacional de Maria Bonita

21:30 Merenda Sertaneja


DIA 09/03/2010

08h00 Exibição dos Filmes:
A Casa de Maria Bonita (Direção Gilmar Teixeira e João de Sousa Lima).
Cangaceiro Gato: Um rastro de ódio e sangue. (Direção de João de Sousa Lima).
70 anos da morte de Lampião e Maria Bonita (Direção Antônio Galdino)
• Após a exibição dos filmes haverá uma mesa redonda para debates sobre os filmes com a presença dos Diretores.

19:00 h MESA II: A Estética de Maria Bonita: Fotografias, Xilogravuras, Música, Cordel, Quadrinhos, Códigos Linguísticos e Internet.

21:00h Debate.


DIA 10/03/2010

08:00 h Visitação à Casa de Maria Bonita

10:00 hDiálogo com os familiares de Maria Bonita

19:00 hMESA III: Maria Bonita: Conflitos e processos

21:00 h Entrega dos certificados aos participantes e merenda de encerramento.


Comissão Organizadora:

Juracy Marques 
Diretor da UNEB – Campus VIII
João de Sousa Lima 
Coordenador Geral do Evento
Jânio Ferreira Soares
Secretário municipal de Turismo 
Antônio Galdino da Silva
Diretor de Turismo. Cultura e Esportes.

Nenhum comentário: