segunda-feira, 14 de setembro de 2009

João em pronunciamento

Pronunciamento

O escritor João de Souza Lima (Foto) nos enviou comentário a respeito do resultado de exame de DNA que dá como negativo a possibilidade de Ananias o "Pretão" ser filho do casal Lampião e dona Maria etc etc.

Faço questão de publicar pedindo a compreensão do mesmo para a necessidade de edição no trecho em que ele cita determinado nome, somente este trecho, por entender que se houve comentário anterior que provocou indignação e esta tréplica, o nome de João não foi citado diretamente. Recebemos colaboração e principalmente a atenção diária de vários pesquisadores anônimos e renomados, não gostaríamos de ver o blog de repente transformado em um fórum de mensagens subliminares, provocações  e recados indigestos que poderiam vir a render e a coisa virar assunto nos tribunais.

O capítulo apresentado por João em seu livro "A trajetória guerreira de Maria Bonita a rainha do cangaço" gerou uma polêmica previsível. João, agradeço mais uma vez e também afirmo meu respeito e admiração por seu trabalho, saiba que este espaço é nosso, mas lhe peço esta restrição. 

A nossa publicação de fato não cita nomes de quem nos enviou a informação, só podemos assegurar aos leitores que é de fonte responsável. Até o momento a imprensa sergipana não se manisfestou, nem tampouco a cópia do documento foi cedida para a mesma finalidade. Apesar da revelação pré-autorizada. O processo ainda corre em "segredo de justiça" e estas provas não devem ser exploradas até devida conclusão.

Caro Kiko,
Eu fui "um" dos escritores a lançar a história em livros, ressaltando que quem leu de verdade o capítulo sabe que não afirmei se o fato era verdadeiro, eu disse que os relatos vieram de pessoas ligados a família e ao tempo do cangaço.
No final do capitulo eu digo o seguinte: a história oral existe (e as tenho gravadas todas para futuras comprovações), porém só um exame de DNA poderá comprovar a verdade.
Se positivo ou não, nada mudaria na minha vida, até porque não dependo de resultados de DNA para sustentar minha família.
também seria bom que fosse apresentado a prova de que deu negativo pois falar por falar não adianta nada para a história.
Gostaria de dizer aos que me taxaram de "sensacionalista" que releiam novamente o capitulo sobre "Pretão" para que vejam que o que está escrito não é uma afirmação e sim uma extensão do que me foi relatado.
meu trabalho é sério, minha pesquisa é respeitada por todos que me conhecem. E eu costumo respeitar os que andam trilhando os caminhos da história do meu Sertão nordestino.
Escritor João de Sousa Lima.
Paulo Afonso, BA (75) 8807 -  4138


Nenhum comentário: